Novo Land Rover Defender é aposta 4×4 upmarket

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Com mais tecnologia, versatilidade acrescida e capacidades “off-road” reforçadas a nova geração já tem preços para Portugal.

A primeira geração totalmente nova do Land Rover Defender foi finalmente apresentada no Salão de Frankfurt. O novo modelo já está disponível para encomenda no mercado nacional, com a versão Defender 90 a começar nos 80.500 euros e o 110 nos 87.344 euros. As primeiras entregas arrancam no início de 2020. Agora com o estatuto de modelo global (com comercialização prevista em 128 países), o novo Defender mantem algumas linhas do modelo que saiu de cena em 2016, mas também do Discovery 4. Esta nova geração do Defender será produzida na nova fábrica em Nitra, na Eslováquia, que tem uma capacidade para produzir 150 mil carros/ano. Apesar de ser uma proposta mais premium face ao antecessor, este Defender promete ser o mais capaz de sempre fora de estrada. A gama será composta por versões Explorer, Adventure, Country e Urban. O Explorer inclui um snorkel, compartimento de arrumação no tejadilho e bolsas por cima dos vidros traseiros, aém de uma escada e proteções adicionais da carroçaria. O Adventure um reservatório de água de 6,5 litros com mangueira e torneira, compressor de ar e compartimentos laterais. O Country traz um sistema de lavagem e mais zonas de arrumação no interior. O Urban focar-se sobretudo na estética, incluindo a roda suplente. A gama será composta pelos níveis de equipamento Defender, S, SE, HSE, First Edition e X.

Esteticamente, o novo Defender mantem o formato quadrado, mas numa abordagem mais sofisticada. Há vários elementos alusivos ao modelo original, tais como os vãos dianteiro e traseiro curtos, cavas das rodas pronunciadas, linha de tejadilho elevada e a caraterística janela Alpine. De modo a aumentar a versatilidade, é possível encomendar um tejadilho retrátil em lona que permite que os passageiros da segunda fila do 110 se colocam em pé, uma tenda para o topo, escada lateral e compartimentos de arrumação nas janelas laterais. Ao todo, há 170 acessórios à disposição. O Defender 90 tem 4,32 metros de comprimento e o 100 tem 4,76 m. O mais pequeno tem seis lugares e o maior pode assumir uma configuração de cinco, seis ou sete lugares (neste último caso, com três filas de bancos). No lançamento, a oferta de motores será composta pelo Diesel 2.0 de quatro cilindros com 200 e 240 cv (D200 e D240), pelo 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina com 300 cv (P300) e pelo seis cilindros a gasolina mild hybrid de 48V com 400 cv (P400). Todos trazem de série uma caixa automática de oito velocidades. Existe também de série uma caixa de redutoras com duas velocidades. No início de 2021, está prevista a introdução de variantes híbridas plug-in (que se poderá chamar P400e). O novo modelo é feito com base numa nova plataforma em alumínio D7x, com chassis monobloco – para trás fica, portanto, a solução de travessas e longarinas. A suspensão é independente, em vez de eixo rígido do modelo anterior. Em opção, é possível optar por uma suspensão pneumática de amortecimento variável em altura. A altura máxima ao solo pode chegar a 291 mm.

O sistema de tração integral permanente tem um diferencial central bloqueável manualmente. O diferencial posterior é de bloqueio automático. Entre os vários programas de configuração do sistema de tração Terrain Response 2, controlável através do ecrã tátil, destaque para a função Wade, pensada especificamente para passagens a vau. Este permite configurar a ventilação, adequar a resposta do acelerador, elevar a altura a carroçaria, ajustar o funcionamento dos diferenciais e ativa o ecrã Wade Sensing, que permite ao condutor ver a profundidade da água. Depois da passagem a vau, o sistema pressiona as pastilhas de travão contra os discos para que estas fiquem limpas e sequem. A profundidade máxima a vau é de 900 mm. No 110, o ângulo de ataque, rampa e saída são de 38, 28 e 40 graus, respetivamente. Há ainda três programas de condução que afetam a resposta do acelerador, caixa de velocidades, direção e sistema de tração. O Defender consegue suportar uma carga máxima de 168 kg no tejadilho com o carro em movimento (300 kg com ele parado) e rebocar até 3500 kg. A mala atrás da segunda fila tem 1075 litros de capacidade, extensíveis a 2390 com a segunda fila rebatida. Há ainda uma função Advanced Tow Assist para ajudar nas manobras de marcha-atrás quando o condutor viaja com reboque. O novo sistema de infotainment Pivi Pro permite atualizações “over the air”. Tem ecrã de 10 polegadas.

1 Comment

  1. 80500…só para começar? Bem lá se vai a vontade de ter um…
    Este carro difere complemente da filosofia do Defender original, não pondo em causa as suas qualidades mas é mais um artigo de luxo da Land Rover. Creio que a marca devia ter feito o mesmo que a Jeep tem feito com o Wrangler. Este carro é o que o Discovery devia ser.
    Só espero que o que o que dizem que vai ser feito em Estarreja seja mais barato para que eu possa ter um:)

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