Protótipo revolucionário Lister Costin está à venda

Lister Costin protótipo View Gallery 14 photos

Exemplar único com motor V8 5.6 da Chevrolet data de 1959.

As décadas de 1960 e 1970 foram das mais prolíferas em inovação tecnológica na competição automóvel e um dos nomes mais reconhecidos desses tempos é o de Brian Lister. O britânico fundou uma empresa com o seu apelido que depressa ganhou fama não só na Europa, como nos EUA – tendo trabalhado com nomes ilustres como Jim Hall ou Carroll Shelby. Devido à elevada competitividade vivida nesses tempos, por vezes, a solução para evoluir as máquinas passava por parcerias insuspeitas. Uma delas foi quando Lister abordou o engenheiro aeronáutico Frank Costin (irmão de Mike Costin, fundador da Cosworth, e que já tinha desenhado o Lotus Mark VIII, o Lotus Eleven ou o Vanwall VW5) para em 1959 transformar um Lister Knobbly para criar uma geração futura de carros de competição. O objetivo era criar um novo chassis tubular e juntar a isso uma carroçaria com um formato o mais aerodinâmico possível.

O resultado desta união de esforços materializou-se numa série de 13 unidades: nove delas (incluindo um protótipo) animadas por um motor V8 de origem Chevrolet (sobretudo para correr nas provas da SCCA, nos EUA), três com motor Jaguar e uma com motor V8 Maserati. O primeiro de todos os Lister Costin com motor V8 5.3 Chevrolet e caixa manual de quatro velocidades foi o protótipo que foi posto à prova em pistas como Snetterton, Goodwood e Silverstone. Este protótipo original nunca parou de correr desde então por vários circuitos por esse mundo fora, em diversos eventos de clássicos de competição.

Agora, na esperança que um novo dono o leve de volta para pista, o carro pintado na cor vermelho Crimson e num estado de conservação impecável, apesar de já ter passado por várias mãos, está à venda através da Canepa por um valor disponível apenas sob consulta.

Este protótipo foi descoberto na década de 1980 por Cedric Selzer, antigo mecânico da equipa da F1 da Lotus, que o restaurou por completo. Recorde-se que em 1995 esta unidade foi arrematada num leilão em Goodwood por 155 mil euros. Em 1999, recebeu um segundo restauro integral. A Canepa diz que, entretanto, quer a carroçaria quer a mecânica do carro foram totalmente revistas.

Hoje em dia a Lister dedica-se sobretudo a modificar modelos da Jaguar e Land Rover.

Deixe uma resposta

*