Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm já têm preço

Alfa Romeo GTAm

Novas versões mais desportivas e mais potentes do Giulia têm uma produção conjunta limitada a 500 unidades.

Em Portugal, o Giulia GTA começa nos 215 mil euros e o GTAm nos 221 mil euros. Tratam-se das duas versões mais “radicais” da gama Giulia, com quatro e dois lugares, respetivamente. A produção das super berlinas será limitada no total a 500 unidades (numeradas) sendo que só estarão disponíveis na Europa, Médio Oriente e África.

A dupla de tração traseira GTA/GTAm foi desenvolvida em conjunto com a Sauber Engineering e contou com a participação ativa no processo da dupla de pilotos da Alfa Romeo Racing F1 Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi sobretudo no desenvolvimento da componente aerodinâmica e do chassis. Quer o Giulia GTA (Gran Turismo Alleggerita) quer o GTAm representam uma evolução significativa face ao Giulia Quadrifoglio, a começar pelo motor. Em causa está um bloco V6 2.9 biturbo com 540 cv (mais 30 cv do que Quadrifoglio) que conta com uma nova ECU e surge associado a um escape em titânio da Akrapovic. Os engenheiros melhoraram também o sistema de arrefecimento e de circulação do ar e o motor recebeu novos pistões e bielas. Em causa está uma relação peso/potência de 187 cv por litro. O resultado, com o recurso ao “launch control”, são 0-100 km/h em 3,6 segundos. A juntar a isso, está uma redução de peso até 100 kg face ao Quadrifoglio (em virtude da utilização de fibra de carbono e materiais compósitos). Ambas as versões surgem equipadas com jantes de 20 polegadas com porca central e pneus Michelin Cup 2, com vias 50 mm mais largas em ambos os eixos. Já a suspensão recebe mudanças na geometria, buchas, molas e amortecedores. Por dentro, destaque para os revestimentos em Alcantara no tablier, painéis das portas, pilares e zona central das bacquets em fibra de carbono. Cada carro vem acompanhado de um capacete Bell com cores GTA, uma capa para o carro em lona Goodwool e serviços especiais com acompanhamento personalizado – sendo que o dono do GTAm terá direito a um fato completo da Alpinestars e a um curso de condução na Academia de Condução Alfa Romeo.

O GTAm é a interpretação mais “extrema” do conceito, pois incorpora elementos específicos para pista, apesar de ser um modelo homologado para estrada. Destaque para a asa traseira ajustável e para o spoiler traseiro ativo que pode alongar-se até 40 mm. Por dentro, esta variante de topo não tem bancos traseiros, incorporando em vez disso uma roll-cage, compartimentos para encaixar capacetes, extintor, janelas traseiras em policarbonato e cintos de segurança de seis apoios da Sabelt.

 

Deixe um comentário

*