Redação
R. Retiro dos Pacatos, nº 50 Edifício StartUp Sintra Sala 15
2635-224 Rio de Mouro

Contactos:
Telefone 21 917 4062
E-mail: geral@auto-drive.pt

Redação
Diretor
Pedro Silva
psilva@auto-drive.pt

Chefe de Redação
Pedro Nascimento
pnascimento@auto-drive.pt

Jornalistas
José Branco
jbranco@auto-drive.pt

Paulo Marmé
pmarme@auto-drive.pt

Bruno Silva
bsilva@auto-drive.pt

Vídeo
João Apolinário
apollo@auto-drive.pt

Gestão comercial
Diretor
João Matos
jmatos@auto-drive.pt

Clube Auto Drive
Coordenação
Guilherme Marques
gmarques@auto-drive.pt

ERC
N.º 127104

ESTATUTO EDITORIAL – AUTO DRIVE

  1. A AUTO DRIVE é uma revista que pretende servir os leitores tendo como principal objetivo assegurar a verdade, o rigor e a isenção dos conteúdos publicados.
  2. A AUTO DRIVE constitui, sem prejuízo da sua vivacidade jornalística, um traço de união entre todos os leitores e amantes do mundo automóvel, independentemente das suas opiniões políticas, nacionalidades, afiliações clubísticas ou crenças religiosas, desempenhando um papel de informação, por excelência, no que concerne a indústria motorizada e todos os seus aspetos inerentes.
  3. A AUTO DRIVE concilia a sua vocação de órgão de informação automóvel com um papel tradicional de entretenimento, sem nunca esquecer as suas responsabilidades na formação da opinião pública no que concerne o mercado automóvel, entre outros aspetos a tal adstritos.
  4. A AUTO DRIVE respeita o normativo da Constituição da República segundo o qual o exercício dos direitos de liberdade de expressão e informação “não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura”, entendendo-se por censura a sonegação ilícita de informações, por razões políticas/comerciais ou outras, e não a necessária e legítima seleção de notícias e artigos de opinião.
  5. A AUTO DRIVE assegura, nas suas páginas, a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião existentes em redor dos demais modelos ensaiados, e temas abordados, mas não esquece que o bom jornalismo se faz com o trabalho dos jornalistas e dos colaboradores dos jornais.
  6. A AUTO DRIVE verifica, escrupulosamente, as fontes noticiosas utilizadas e procura identificá-las com precisão, reservando-se o direito de analisar, caso a caso, as circunstâncias excepcionais que possam justificar o recurso, nos termos da lei, à respetiva confidencialidade, constituindo-se a nossa revista em garante da sua autenticidade.
  7. A AUTO DRIVE assume a responsabilidade de emitir opinião própria, através de editoriais assinados pela Direcção, e artigos de opinião assinados pelos jornalistas e colaboradores, sempre de acordo com a sua linha editorial.
  8. A AUTO DRIVE consagra particular atenção, na linha que lhe é tradicional (ensaios de automóveis), ao noticiário e à divulgação geral de aspetos inerentes ao mundo automóvel, e procura manter as suas colunas abertas à colaboração de jornalistas (externos) que por mérito pessoal, e vasta experiência no meio, enriquecem o nosso título e exercem uma boa partilha com o leitor.
  9. A AUTO DRIVE garante aos seus profissionais de jornalismo o pleno respeito pelos princípios éticos da Imprensa, consagrados no Estatuto do Jornalista e no Código Deontológico da profissão, e reconhece a importância de todos os elementos da redação para a respetiva salvaguarda.
  10. A AUTO DRIVE segue a orientação definida, nos termos da Lei de Imprensa, pelo seu diretor e por este Estatuto Editorial, tendo como limites os princípios consagrados na Constituição.

Contacte-nos