Hyundai Inster é um mini-SUV elétrico com 355 km de alcance

Hyundai Inster

Modelo do segmento A+ tem quatro lugares será aposta no mercado europeu.

A Hyundai revelou o SUV/crossover Inster, uma versão 100% elétrica do Casper. Contudo, o Inster, que só aposta global (incluindo na Europa), traz não só mais equipamento de série como também maior distância entre eixos comparativamente com o modelo vendido na Coreia do Sul. Assim, apesar de visualmente ser uma evolução do modelo já conhecido, o Inster traz como principais novidades as novas jantes de medida 15 a 17”, além de novos faróis e farolins em LED. O mais importante é, no entanto, os 180 mm adicionais entre eixos, num modelo ao todo 230 mm mais comprido face ao Casper. Desta forma, o Inster tem 3825 mm de comprimento, 1610 mm de largura, 1575 mm de altura e acumula 2580 mm entre eixos. Como tal, o este modelo urbano coreano encaixa no segmento A+, uma vez que é maior que o Toyota Aygo X e o Suzuki Ignis, mas é mais pequeno que o Jeep Avenger ou o VW T-Cross. A Hyundai vai dizendo que, em complemento, a gama contará em breve com uma versão Inster Cross, de visual mais “radical”.

O interior do Inster é praticamente decalcado do Casper, mas traz algumas novidades tecnológicas, além de novas opções de cores e decorações. Realce para o novo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e, dependendo do nível de equipamento escolhido, pode haver uma doca de carregamento wireless para o smartphone, luz ambiente em LED de 64 cores, bancos dianteiros aquecidos, teto solar e um pack alargado de ajudas à condução. No Inster todos os quatro lugares reclinam na totalidade, sendo que a segunda fila é deslizante. Isto significa que a mala pode ir de 280 para 351 litros de capacidade, dependendo da posição dos bancos.

Existem duas opções de motor à escolha: na versão Standard com 97 cv/71 kW e 147 Nm a bateria tem 42 kWh de capacidade, o que permite viajar mais de 300 km entre carregamentos; e na versão Long Range há 115 cv/84,5 kW com bateria de 49 kWh a possibilitar um alcance até 355 km (WLTP). Graças à possibilidade de efetuar carregamentos até 120 kW, é possível encher de 10 a 80% da bateria em 30 minutos. Numa tomada de 11 kW a carga completa é feita entre 4 e 4h30, dependendo da versão. Adicionalmente, este modelo tem a função V2L, o que significa que pode funcionar como “power bank” e carregar outros equipamentos elétricos como uma e-bike.

O Inster estará à venda na Coreia do Sul ainda no verão, após a sua apresentação ao público no Salão de Busan. A partir daí, gradualmente começará a chegar a outros mercados.

Deixe um comentário

*