Initium é o novo SUV a hidrogénio da Hyundai

Hyundai Initium Concept

Novo modelo traz mais potência que o Nexo e promete superar os 650 km de autonomia.

A Hyundai revelou um novo concept que abre caminho para um sucessor do Nexo, a lançar na primeira metade do próximo ano. Chama-se Initium e não só inaugura uma nova linguagem estética “Art of Steel” (que em breve será aplicada em modelos de produção), como também recorre a um novo sistema propulsor a hidrogénio que promete um alcance total superior a 650 km. Será mostrado este mês no Salão de Los Angeles (nos EUA) e no Auto Guangzhou (na China).

Tal como o nome sugere, este SUV, que pretende ser um precursor no que diz respeito à tecnologia FCEV, mistura elementos visuais do Ioniq 5 e do Santa Fe. Destacam-se os faróis em LED quadrados, as proteções da carroçaria inferiores, estampagens horizontais no perfil, um pilar C reforçado e um óculo traseiro inclinado. O protótipo vem também com jantes de 21 polegadas otimizadas aerodinamicamente e com arcos das rodas largos. A complementar o aspeto mais “aventureiro”, há umas barras de tejadilho futuristas com luzes integradas. Fotos espia recentes comprovam que a versão de produção terá jantes mais pequenas, barras de tejadilho convencionais e faróis bem mais normais. Para já, o interior ainda não foi mostrado, mas espera-se um modelo familiar, privilegiando o espaço a bordo, sobretudo na segunda fila, com bancos reclináveis e uma porta traseira maior que permite melhorar o acesso ao interior.

O sistema propulsor do Initium é composto por um único motor elétrico de 150 kW/204 cv, bem mais do que os 120 kW/162 cv do Nexo. Este aumento de potência foi possível graças ao aumento da capacidade da pilha de combustível e da melhoria da bateria. A fuel cell pode ser utilizada para fornecer energia a eletrodomésticos e aparelhos de uso pessoal através do sistema V2L. Para contornar as possíveis esperas para reabastecimento, a Hyundai criou um sistema que ajuda o condutor a encontrar postos de abastecimento a hidrogénio que estejam na mesma rota introduzida na navegação, vendo também quantos carros estão em espera.

Deixe um comentário

*