Versão 45 TFSIe com 245 cv carrega as baterias em casa em cerca de 5 horas.
A Audi alargou a gama A3 Sportback com uma nova versão híbrida plug-in chamada 45 TFSIe. O modelo PHEV combina os préstimos de um motor de quatro cilindros 1.4 turbo a gasolina com 150 cv e 250 Nm com um motor elétrico 80 kW/109 cv e 330 Nm integrado na caixa de dupla embraiagem de seis velocidades DSG. Na sua globalidade, o sistema híbrido reúne 245 cv e 400 Nm debitados apenas no eixo dianteiro (a mesma configuração que se encontra no Cupra Leon e-Hybrid) – ou seja, graças a uma reprogramação foi possível extrair mais 41 cv e 50 Nm a mais do que A3 40 TFSIe. A energia que alimenta o motor elétrico é fornecida por uma bateria iões de lítio com 13 kWh de capacidade, que garante até 63 km de autonomia (WLTP) em modo elétrico – que possibilita circular a uma velocidade máxima de 140 km/h. O novo híbrido anuncia 0-100 km/h em 6,8 segundos (0,8 seg. mais rápido do que o A3 híbrido menos potente) e uma velocidade máxima de 232 km/h. O A3 Sportback 45 TFSIe pode carregar a um máximo de 2,9 kW, o que permite carregar a bateria numa tomada doméstica de 230V em cerca de cinco horas.
No modo Auto Hybrid é possível intercalar de forma inteligente o funcionamento do motor a combustão e o motor elétrico. Existe ainda o modo Battery Hold e Battery Charge, que mantem constante o nível de bateria ou ajuda a carrega-la. Por fim, há ainda o botão EV para uma condução “zero emissões”.
Visualmente, a versão híbrida distingue-se pelo pack exterior em preto e pela grelha com inserções em preto brilhante. Atrás das jantes de 17 polegadas, há discos de travão maiores (340 mm à frente e 310 mm atrás) com pinças em vermelho. Comparativamente com a versão 40 TFSI e, este 45 TFSI e possui o seletor de modos de condução Audi Drive Select, bancos desportivos, vidros escurecidos e ar condicionado bi-zona de série.