Sucessor do Renault Twizy é reciclável

Renault Mobilize EZ-1 View Gallery 10 photos

Bilugar elétrico EZ-1 antecipa a primeira aposta da nova submarca Mobilize.

A Renault apresentou uma proposta de mobilidade urbana elétrica sob a forma do protótipo de um citadino de dois lugares chamado EZ-1. Aquele que é um sucessor do microcarro Twizy representa a primeira aposta da submarca Mobilize. Este emblema focar-se-á no desenvolvimento de hardware (com uma gama de carros específica), software e serviços, nomeadamente o car sharing (partilha de viaturas), serviço de subscrição e financiamento.

A Mobilize está a desenvolver quatro carros para o efeito, para utilização partilhada ou serviços de entregas. O primeiro protótipo é o EZ-1, um modelo urbano concebido para ser utilizado ao minuto ou ao quilómetro, através de um serviço “pay per use”. O concept, também equipado com tecnologia de condução autónoma, possui 2,30 metros de comprimento e 50% dos materiais que o compõe são recicláveis. Possui portas em vidro, para ajudar à visibilidade, além de pode trocar as baterias. A marca francesa estima que 95% dos componentes do EZ-1 serão reciclados no fim de vida da viatura – mais concretamente na rebatizada “Refactory” situada em Flins (França). O minicarro elétrico terá capacidade para integração com smartphone, possibilitando acesso sem chave e aluguer através de uma app.

A Mobilize vai desenvolver também um serviço de gestão das baterias, incluindo o desenvolvimento de um ecossistema de carregamento inteligente e soluções de armazenamento de modo a projetadas para aumentar o entendimento dos veículos elétricos. Entre elas está incluído um cartão recarregável para que os clientes possam encontrar mais facilmente os postos de carregamento e utilizem uma solução de pagamento única em toda a Europa.

Outro membro da família Mobilize será o novo mini-SUV elétrico Dacia Spring, que contará com uma versão específica para “car sharing”.

Deixe um comentário

*