Dacia Spring terá versão para car-sharing

Dacia Spring View Gallery 22 photos

Previsto para a próxima primavera, o novo SUV elétrico terá também uma variante comercial.

A Dacia revelou o seu primeiro modelo elétrico no seu formato de produção. O mini-SUV Spring estará à venda a partir da primavera do próximo ano com uma variante adaptada destinada ao mercado de car-sharing (disponível em branco e cinza claro), apenas nalguns mercados. Além disso, terá a convencional versão para clientes particulares e uma versão comercial Spring Cargo (com apenas dois lugares e 800 litros de capacidade e até 1033 mm de comprimento de zona de carga).

A versão para condução partilhada está pré-equipada para adaptar-se a tecnologia utilizada pelos operadores que permite a geolocalização e funções como a da abertura de portas através do smartphone. Por dentro, esta versão especial dispõe de bancos em couro artificial preto mais resistente. Dispõe ainda de aspetos para melhorar a durabilidade, nomeadamente a soleira das portas, bagageira e capas dos espelhos retrovisores, que recebem um acabamento específico. Recebe ainda umas jantes Flexwheel de 14 polegadas. Em termos de equipamento, destaque para o sistema de navegação, compatibilidade Apple Carplay e Android Auto, câmara de auxílio ao estacionamento e sensores de estacionamento traseiros.

O modelo romeno, “irmão” do Renault K-ZE que é comercializado na China, vem equipado com um motor elétrico de 33 kW/44 cv e 125 Nm, alimentado por uma bateria de 26,8 kWh que lhe possibilita anunciar uma autonomia até 225 km (WLTP) ou 295 km em cidade. A velocidade máxima é de 125 km/h. Além disso é possível carregar numa tomada até 30 kW. Nessas condições, a Dacia diz que é possível carregar as baterias numa hora. Numa wallbox a 7,4 kW demora menos de cinco horas e numa tomada doméstica menos de 14 horas. O ponto de carga é no centro da grelha. Este SUV do segmento A tem apenas 3,73 metros de comprimento, sendo 35 cm mais curto que o novo Dacia Sandero, 1,62 m de largura (sem espelhos) e 1,51 m de altura. Permite sentar quatro adultos e a bagageira possui 300 litros de capacidade (valor que duplica quando os bancos traseiros são rebatidos). Existe ainda um compartimento dianteiro com 23 litros de capacidade na consola central. O Spring tem 15 cm de altura ao solo e um “look” tipicamente SUV, com proteções em plástico na carroçaria e barras no tejadilho. O Spring dispõe de um modo Eco que permite aumentar a autonomia em 10% a troco de limitar o motor a 31 cv e a uma velocidade máxima de 100 km/h.

Já no interior é possível escolher entre um painel de instrumentos analógico ou digital de 3,5 polegadas, e há um sistema de infotainment com ecrã tátil de 7 polegadas, em opção. Este inclui comandos por voz. Entre a lista de opcionais encontra-se ainda o ar condicionado, espelhos de ajuste elétrico e roda suplente.

Deixe um comentário

*