9X8 é o novo hipercarro da Peugeot no regresso ao WEC

Peugeot 9X8

A casa de Sochaux correrá em 2022 em busca do quarto triunfo em Le Mans.

A Peugeot revelou as primeiras imagens do radical 9X8. Trata-se do protótipo que correrá na categoria de hipercarros (LMH, a nova classe reinante) do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) a partir de 2022 – onde enfrentará a Toyota e a Glickenhaus. O aspeto que mais salta à vista neste modelo é a aerodinâmica evoluída, com elementos tais como a utilização do fundo do carro para gerar mais “downforce” e um difusor móvel, entre outros, que permitiram prescindir da convencional asa traseira. Mais comuns são elementos aerodinâmicos como a barbatana traseira, o “snorkel” no tejadilho, as capas dos espelhos integradas e as entradas de ar por cima dos arcos das rodas. Este aspeto será replicado praticamente sem modificações no modelo final pelos homens da Peugeot Sport. Segundos os responsáveis da marca de Sochaux, todos os detalhes do novo regulamento foram aproveitados. Outro dos mais revelantes neste “ataque” à quarta vitória nas 24H de Le Mans (após triunfos em 1992, 1993 e 2009) é o sistema propulsor híbrido que combina um motor V6 2.6 biturbo a gasolina com 680 cv responsável pelo movimento das rodas posteriores através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e um motor/gerador elétrico de 200 kW/272 cv colocado na secção dianteira. Este sistema de tração integral Hybrid4 de elevada eficiência opera com uma bateria de 900V produzida pela Saft-Total.

O interior do 9X8 é, segundo a marca, reminiscente do i-Cockpit utilizado nos modelos de estrada. O carro surge com o #9 em referência aos históricos carros de competição de resistência da marca francesa, o “X” em alusão à tração integral e o “8” como número hoje utilizado no final de cada um dos carros de estrada da Peugeot.

O “line-up” de pilotos também abre boas perspetivas, uma vez que reúne seis pilotos conceituados: Kevin Magnussen, Paul Di Resta, Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen, Löic Duval e Gustavo Menezes. O piloto de reserva é James Rossiter. A derradeira participação da marca de Sochaux no WEC foi em 2012 com o 908.

Deixe um comentário

*