Cupra Leon e-Hybrid chega com 245 cv

Cupra Leon eHybrid View Gallery 28 photos

Além da versão híbrida, o primeiro Leon com símbolo Cupra está disponível com motor a gasolina de 245, 300 e 310 cv (este último exclusivo para a ST).

Depois do Ateca, a Cupra, a recém-criada submarca da Seat apresentou um novo modelo. Desta feita foi o Cupra Leon, que já está disponível para pré-encomenda em formato hatchback e carrinha, mas que será lançado no verão ST. O novo modelo será apresentado ao grande público no Salão de Genebra, a 3 de março. Este Cupra Leon tem a particularidade de estrear uma versão híbrida plug-in. Assim, além das versões animadas pelo já conhecido 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina EA888 disponível com 245 cv e 370 Nm e 300 cv e 400 Nm em formato cinco portas e ST, haverá uma versão mais potente com 310 cv e 400 Nm apenas para a carrinha e que receberá tração integral 4Drive. Todas as versões têm uma caixa de dupla embraiagem DSG (não há opção manual) e um diferencial autoblocante eletrónico. Segundo a marca espanhola, todas as versões conseguirão acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. A suspensão possui uma configuração MacPherson na dianteira e multibraços no eixo posterior, com amortecimento adaptativo ajustável DCC através de quatro modos de condução (Comfort, Sport, Cupra e Individual). A grande novidade do modelo desportivo feito com base na quarta geração do Leon é a versão híbrida plug-in a gasolina e-Hybrid que combina um motor 1.4 TSI de quatro cilindros turbo a funcionar em conjunto com um motor elétrico alimentado por um pack de baterias de iões de lítio de 13 kWh, com um total de 245 cv e 400 Nm. Anuncia autonomia para percorrer 60 km em modo elétrico e emissões de CO2 abaixo dos 50 g/km (WLTP). As baterias carregam em 3,5 horas numa Wallbox de 3,6kW ou seis horas numa tomada doméstica.

Visualmente, o Cupra Leon distingue-se, obviamente, pelo logótipo Cupra, mas também pelas entradas de ar maiores, grelha diferenciada, saias laterais mais pronunciadas, spoiler no tejadilho, linha de tejadilho 3 mm mais baixa, altura ao solo rebaixada em 25 mm na dianteira e 20 mm na traseira, escape específico com dupla ponteira para as versões de 245 cv e com quatro nas mais potentes. Todas as versões dispõem de faróis full LED, linha em LED que percorre toda a tampa da mala, jantes de 18 polegadas de série (com opção de 19”) – com detalhes em tons de bronze – e discos de travão da Brembo com 370 mm. Por dentro, o Cupra Leon surge com bancos desportivo, volante de fundo plano com botão “start” e seletor de modos de condução, pedais desportivos, ecrã tátil de infotainment com 10 polegadas e painel de instrumentos digital de 10,25” com grafismo específico Sport. Adiciona ainda compatibilidade Android Auto, Apple Carplay wireless, soleiras iluminadas, luz ambiente e detalhes em bronze e alumínio escuro.

Juntamente com o Cupra Leon, foram apresentadas duas novas versões de pista. Em primeiro lugar, o Leon Competicion TCR com 340 cv e 410 Nm debitados de um motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo, a funcionar em conjunto com uma caixa sequencial de seis velocidades, ajudando a projetar o carro de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e a atingir um máximo de 260 km/h. Este Competicion TCR estará disponível para entrega em abril. Nova é também a versão 100% elétrica e-Racer com 671 cv e 960 Nm. Este participará no primeiro campeonato do mundo de carros de turismo “zero emissões” Pure ETCR. Conta com quatro motores e um pack de baterias arrefecido a líquido. Anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos e uma velocidade máxima de 270 km/h. Conta com kit aerodinâmico com um para-choques, grelha e capot a permitirem uma melhor circulação do ar, cavas das rodas com um formato que favorece a saída do ar e melhora a “downforce” e um piso plano.

Deixe um comentário

*