Renovado Kia Sportage tem aspeto mais robusto

Kia Sportage facelift

Facelift do SUV traz ainda mudanças relevantes no interior e uma caixa automática de oito velocidades.

A Kia apresentou o renovado Sportage na Coreia do Sul. Esta atualização da quinta geração do SUV traz linhas mais afiadas, um interior mais “upmarket” e algumas alterações mecânicas dignas de registo. Tal como fez com o Picanto ou o Sorento, a Kia alinhou visualmente o Sportage com a sua gama de elétricos. Destaque para a dianteira redesenhada, disposta na vertical, faróis com um formato mais agressivo, entradas de ar maiores no para-choques e uma grelha retrabalhada. Visto de perfil, notam-se as novas jantes de 17 a 19 polegadas, além do novo desenho dos para-lamas dianteiros. Atrás, realce para os farolins em LED com novo grafismo e para um para-choques com novo desenho. No nível de equipamento X-Line, o de topo, há para-choques com aspeto mais desportivo, apontamentos adicionais em preto e jantes exclusivas de 19 polegadas. Existem oito cores exteriores à escolha.

Por dentro, o SUV recebeu um painel curvo que acolhe o painel de instrumentos digital, o ecrã de infotainment (ambos com 12,3 polegadas), além de um novo HUD. Há também um volante redesenhado de dois raios, luz ambiente renovada, saídas de ventilação mais afiladas e novos comandos na consola central. A nível de segurança, há um detetor de perda de aderência com um aviso através de vibração no volante, uma câmara apontada ao condutor e as mais recentes ADAS. O interior tem três esquemas de cores: Lounge Brown, Black, and Navy Gray.

No mercado coreano, o SUV tem uma versão bifuel (GPL) com motor 2.0 de 146 cv, um motor 1.6 turbo a gasolina “mild hybrid” com 180 cv acoplado a uma nova caixa automática de oito velocidades, em substituição de uma caixa de dupla embraiagem de sete relações. A versão “full hybrid” passa a ter 180 cv, mais 5 cv face ao antecessor. A Kia otimizou também o sistema de travagem regenerativa, através de patilhas no volante, e promete acelerações mais suaves. Há ainda um modo de condução Infant, que pretende reduzir o enjoo de crianças na segunda fila. Resta saber se na Europa continuará em catálogo a versão híbrida plug-in. A nível do chassis, o Sportage recebeu um amortecedor de duas vias, que reduz o ruído da estrada. Aliás, o fabricante diz melhorou os níveis refinamento, aplicando mais material de insonorização nos pilares B, forros das portas e nas almofadas de colisão.

Deixe um comentário

*