Aston Martin Valiant traz motor V12 e caixa manual

Aston Martin Valiant

Limitada a 38 unidades, esta versão extrema do Valour foi inicialmente um pedido especial de Fernando Alonso.

A Aston Martin apresentou o Valiant, uma versão mais extrema do Valour que será limitada a 38 unidades e que foi inicialmente uma encomenda especial do piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso. Este modelo “road legal” estreará no Festival de Goodwood e tem o início das entregas previsto para o último trimestre deste ano. Criado pela divisão de personalização Q o supercarro traz um motor V12 5.2 biturbo com 745 cv e 753 Nm – mais 30 cv que o Valour. Ambos partilham a caixa manual de seis velocidades que envia potência para as rodas traseiras.

Para o efeito, foram tomadas várias medidas de redução de peso, nomeadamente um subchassis traseiro impresso em 3D 3 kg mais leve, um torque tube em magnésio 8,6 kg mais leve, jantes em magnésio de 21 polegadas 14 kg mais leves e uma bateria de iões de lítio 11,5 kg mais leve. Para melhorar o comportamento, esta verdadeira “arma” focada para pista (que é cerca de 100 kg mais leve que o Valour) traz de série o sistema Multimatic Adaptive Spool Valve que ajusta cada um dos 32 elementos dos amortecedores em curva em menos de 6 milissegundos. O construtor calibrou ainda os modos de condução Sport, Sport+ e Track, além de acrescentar discos de travão carbocerâmicos de série, de 410 mm à frente e 360 mm atrás.

Esteticamente, o Valiant é mais agressivo que o Valour, em virtude de vários elementos em fibra de carbono, nomeadamente o novo lábio dianteiro e filamentos de várias camadas junto às rodas dianteiras. Realce ainda para a grelha em fibra de carbono, para os novos para-lamas e jantes de 21 polegadas aerodinâmicas. As saias laterais são inspiradas na F1 e traz uma asa traseira e um novo difusor em fibra de carbono.

O interior também foi modificado e um corte no túnel de transmissão passa a exibir a estrutura da caixa de velocidades. Destaque também para a meia-half cage, para os bancos Recaro Podium, cintos de segurança de competição com quatro apoios e um volante com três raios.

Deixe um comentário

*