Próximo BMW M3 será “mild hybrid” de 48V com 600 cv

Render BMW M3 elétrico

Seis cilindros será lançado em 2028 juntamente com uma nova versão elétrica.

A BMW já tinha confirmado que o próximo M3 terá uma inédita variante elétrica, munida de quatro motores (um por roda). Contudo, segundo a Carscoops, logo no lançamento da nova geração da berlina desportiva, calendarizada para 2028, será aposta também uma variante equipada com um motor de seis cilindros em linha “mild hybrid” de 48V. Isto significa que o M3 não replicará o sistema híbrido plug-in do “peso pesado” M5, disponível na versão berlina e carrinha.

Recorde-se que o principal concorrente do M3, o Mercedes-AMG C63 S utiliza um sistema eletrificado com base num quatro cilindros com um débito de 680 cv, uma solução que implica um aumento substancial na balança, além de providenciar apenas 13 km de alcance em modo elétrico. Segundo Dirk Häcker, o atual responsável da divisão M, não vale a pena recorrer a um sistema PHEV se não for para tirar partido de mais autonomia, algo o que implica benefícios fiscais nalguns mercados. A opção recaiu pelo sistema “mild hybrid” uma vez que possibilita reduzir as emissões de CO2 sem acrescentar muito peso, além de permitir um auxílio na performance por via de um pequeno motor elétrico provavelmente encaixado na caixa de velocidades (tal como acontece com M340i atual, cujo pequeno motor tem 11 cv e 200 Nm). Estima-se que o novo M3 “mild hybrid” tenha cerca de 600 cv, mais 50 que o M3 CS e o M4 CSL.

A dupla de M3 evoluirá a partir da plataforma Neue Klasse, que estreará em 2025 no iX3 e que será utilizada logo ano seguinte no novo Série 3. O M3 elétrico deverá ser revelado em 2027. E se é verdade que tem sido “apanhado” em testes um M4 elétrico com mais de 1000 cv, o M3 elétrico deverá ter um pouco menos.

Atualmente, o M mais vendido é o i4 M50 e segundo previsões da divisão desportiva da marca de Munique os elétricos representarão 80% das suas vendas no final da presente década.

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