RN24 abre caminho para próximos Hyundai N elétricos

Hyundai RN24 concept

Protótipo mostrado sem painéis de carroçaria tem um chassis ao estilo dos carros de ralis.

A Hyundai desvendou o seu novo “laboratório sobre rodas”, o RN24. Este concept, que surge na senda de protótipos como o RN22e ou o N Vision 74, serve para ensaiar tecnologias para modelos de alta performance e para competição, mais concretamente para os próximos N elétricos.

O objetivo foi encaixar o sistema propulsor mais potente no mínimo espaço possível. Para tal, foi utilizado um chassis desenvolvido especificamente para o efeito inspirado nos carros de WRC, recorrendo para o efeito ao motor do Ioniq 5 N, com 650 cv. A bateria é também a mesma, com 84 kWh de capacidade, apesar de a distância entre eixos ter sido reduzida em 340 mm. Entre as tecnologias em teste, destaque para o WRC Powertrain Drive Control Logic, um sistema que possibilita ajustar a potência, sensibilidade da aceleração, sensibilidade da travagem regenerativa e o balanço da potência, através de botões no volante, ao estilo dos carros que marca sul-coreana utiliza nos ralis. A isso junta um Rally Mode, inspirado no i20 N Rally 1 WRC, que otimiza a distribuição de binário, além de um novo travão e-Handbrake, que permite fazer “powerslides”. Nota igualmente para a nova versão do sistema N Active Sound+, que agora inclui mais dois altifalantes e o para-choques traseiro funciona como caixa de som, aprimorando assim a banda sonora.

O que mais sobressai neste RN24 à primeira vista é, no entanto, a ausência de painéis de carroçaria, utilizando em vez disso um exosqueleto ao estilo de um arco de segurança. Há ainda uma asa traseira ao estilo dos Hyundai do TCR. Apesar de tentativa para reduzir o peso ao máximo, o concept pesa 1880 kg, mesmo assim cerca de menos 350 kg face ao Ioniq 5 N.

Deixe um comentário

*