eVitara é o primeiro Suzuki elétrico

Suzuki eVitara

SUV de produção indiana, que partilhará a sua base com um novo Toyota bZ, promete até 400 km de alcance.

A Suzuki apresentou o primeiro modelo elétrico da sua história. Chama-se eVitara e é construído na fábrica de Gujarat (na Índia), embora esteja já garantido que será distribuído por vários mercados (incluindo o europeu, no qual está prevista a sua chegada na próxima primavera), juntamente com um “irmão” Toyota bZ (que ainda está por revelar e cujo nome final ainda está por confirmar – embora se saiba que evoluirá do Urban SUV concept apresentado em 2023). Apesar do nome, este novo SUV elétrico da Suzuki pouco ou nada tem a ver com o outro Vitara que já se encontra em produção há nove anos. Este eVitara é sim uma versão de produção do eVX concept mostrado no ano passado e recorre a uma nova plataforma Heartect-e EV.

Visualmente, nota-se o mesmo formato quadrado, uma grelha afilada e janelas numa posição elevada. Este modelo “e” tem 4275 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1636 mm de altura, o que significa que é mais 100 mm que o Vitara atual. Além disso, tem 2700 mm de distância entre eixos, o equivalente a mais 200 mm que o SUV térmico. Na Europa, o eVitara terá cinco lugares e a sua versão base tem tração dianteira, 144 cv/106 kW e bateria de 49 kWh. Há também uma versão intermédia com 174 cv/128 kW, com bateria de 61 kWh. Ambos têm 190 Nm de binário máximo. A versão de topo deste SUV é uma variante 4×4, que acrescenta um motor traseiro de 65 cv/48 kW, que debita um total de 184 cv/135 kW e 300 Nm. Esta opção tem 1899 kg, mais 197 kg que a versão base. A autonomia máxima do eVitara ronda até 400 km e com carregamentos até 150 kW.

Por dentro, realce para o painel de instrumentos digital e ecrã central integrados numa superfície vidrada e para os revestimentos de aspeto robusto, típicos de um modelo “aventureiro”. Destaque ainda para o sistema Allgrip-e, que inclui um modo de condução Trail que recorre ao travão para replicar as funções de um diferencial. O preço rondará os 42 mil euro nalguns mercados.

Deixe um comentário

*