Suzuki eVX Concept antecipa SUV elétrico para 2025

Suzuki EVX Concept

De tamanho similar a um S-Cross, o primeiro modelo “zero emissões” da marca nipónica terá um posicionamento global.

A Suzuki revelou o protótipo que antecipa o seu primeiro modelo elétrico de produção – um SUV de posicionamento global a lançar em 2025. Chama-se eVX e foi apresentado ao público no Salão de Nova Deli, na Índia.

Para já, o fabricante não desvendou as caraterísticas técnicas do novo modelo, apenas adiantando que combina o “ADN 4×4” da Suzuki com caraterísticas de um elétrico moderno. Visualmente, este SUV compacto traz uma frente facilmente reconhecível, vãos curtos e arcos das rodas salientes, que lhe conferem um “look” tipicamente “off-road”. Com 4300 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1600 mm de altura, o eVX tem dimensões aproximadas às de um S-Cross.

A bateria terá 60 kWh de capacidade, permitindo um alcance máximo até 550 km (segundo a norma MIDC, em vigor na Índia – normalmente mais generosa que a WLTP). A Suzuki diz que apesar do posicionamento mais acessível dos seus produtos, que o eVX foi concebido com recurso a tecnologia da Toyota, similar à do bZ4X, embora no lançamento utilize uma configuração 4×2, com apenas um motor elétrico.

Já no início da semana, a Suzuki anunciou uma joint-venture com a canadiana Inmotive visando o desenvolvimento conjunto de uma caixa automática de duas velocidades para carros elétricos. Esta caixa, potencialmente mais eficiente, mas também alegando uma melhor capacidade de aceleração e autonomia até 15%, poderá vir a ser utilizada no eVX.

Deixe um comentário

*