Carros “engordaram” em média quase 400 kg em sete anos

Mercedes EQS SUV

Subida dos valores das viaturas prendem-se sobretudo pela popularidade dos SUV e dos elétricos, além do desaparecimento de modelos citadinos.

Os carros são hoje em média maiores do que eram há alguns anos, o que por si só os torna, devido a diversos fatores, mais pesados. Existem várias tendências para esse aumento médio na balança, a começar pelo facto de o formato SUV ser o preferido dos consumidores a nível global. A isso é preciso também somar a entrada em força na equação dos carros elétricos. Ao analisarmos as gamas de carros novos sobretudo de emblemas generalistas há ainda outro fator importante a ter em conta para o aumento do peso do conjunto: o maior número de tecnologias de segurança e conforto a bordo, além do maior espaço para ocupantes e respetivas bagageiras.

Segundo um estudo realizado pela Autocar, nos últimos sete anos (entre 2016 e 2023) a média do peso dos carros novos aumentou de 1553 para 1947 kg (ver primeira tabela) – o que representa um crescimento de praticamente 400 kg. Na amostra recolhida, notam-se logo mais SUV do que berlinas ou hatchback – logo aí modelos maiores e mais pesados do que antes. E, mesmo dentro da categoria dos SUV, o peso médio cresceu 263 kg média nos últimos sete anos. Outro aspeto importante, é o crescimento da preponderância em termos de vendas dos veículos elétricos, cujas baterias obrigam a um peso extra considerável. Só para referência: um elétrico pesa hoje em média 1991 kg, o que contrasta com os 1897 kg da média geral e 1841 kg dos modelos a combustão e “mild hybrid”. A juntar a isso é preciso ter em conta o desaparecimento em várias gamas de modelos mais pequenos e mais leves, sobretudo citadinos, considerados pouco rentáveis pelos fabricantes.

Tabela da média de peso/ano

Tabela da média de peso por tipologia

Este aumento de peso médio não é apenas uma tendência dos últimos anos e não tem tendência a baixar. No ano 2000, por exemplo, o valor médio era abaixo dos 1500 kg, sendo existiam seis carros abaixo da barreira dos 1000 kg. Atualmente, apenas o Citroën Ami, que pertence à categoria dos quadriciclos ligeiros, encaixa nesse perfil. Para 2024, a Autocar vaticina que a média subirá para 2087 kg – sendo que o modelo da imagem, o Mercedes EQS SUV, ajuda a “estragar” ainda mais média com 2899 kg. Contudo, é provável que haja alguma estabilização na média do peso com a chegada a partir de 2025 de modelos elétricos mais baratos.

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