Nova variante “zero emissões” do “hot hatch” fará a estreia dinâmica na próxima semana, no Festival de Goodwood.
Poucas semanas depois de anunciar o novo John Cooper Works a combustão, a Mini revelou, embora ainda sob a forma de um protótipo (ligeiramente) camuflado, uma inédita variante com selo desportivo da versão elétrica. Este JCW E fará a sua primeira aparição dinâmica no Goodwood Festival of Speed, que realizar-se-á de 11 a 14 de julho. A chegada ao mercado está prevista para o próximo outono.
Esta é a primeira vez que serão aposta versões elétricas e a combustão com selo John Cooper Works. E, aliás, prometendo um motor elétrico “avançado”, este novo “hot hatch” elétrico deverá ter uma performance similar à do JCW ICE (cujo protótipo venceu recentemente na sua classe nas 24 Horas de Nürburgring, ainda camuflado). Embora não haja ainda números finais, uma coisa é certa: terá mais do que os 218 cv/160 kW do Cooper SE. O responsável de produto da Mini, Stefan Floeck, disse à Autocar que este JCW E manterá apenas a configuração de um motor e tração dianteira. Tal como acontece com o elétrico convencional, o JCW E tem uma plataforma diferente do JCW térmico, sendo que para esta versão desportiva, haverá um chassis com uma afinação específica, de modo a realçar a dinâmica de condução “go-kart”.
Esteticamente, o JCW E parece ser uma evolução do kit estético JCW já disponível no Cooper SE, a começar pelas entradas de ar no para-choques, o spoiler traseiro e o difusor sobredimensionado. Aliás, no geral, o JCW E parece, à primeira vista, menos agressivo face ao “irmão” a combustão, que traz arcos das rodas mais pronunciados. As fotos mostram um carro com o #37 em homenagem ao Cooper S que venceu o Rali de Monte Carlo de 1964.