Mercedes-AMG continuará com V8 até que a lei o permita

Mercedes-AMG com motor V8 são para continuar

Até 2035, a divisão desportiva da marca germânica pretende ter uma oferta a combustão, de híbridos e modelos 100% elétricos.

O abrandamento da compra de automóveis elétricos em toda a Europa, associado à aparente hesitação dos legisladores de alguns mercados em proibir totalmente os automóveis a combustão interna, levou muitos fabricantes de automóveis a recuar nos planos de se comprometerem a ter uma gama 100% elétrica até uma determinada data. Mais recentemente, a Mercedes-Benz comprometeu-se em investir mais dinheiro no desenvolvimento de motores a combustão, o que abre a porta à continuidade do emblemático motor V8 da AMG.

Ouvido durante a apresentação do AMG GT 63 Pro 4Matic+ na Mercedes-Benz World Brooklands, o responsável máximo pela divisão desportiva da marca germânica, Michael Schiebe, confirmou que não existe nesta altura uma data para o fim dos motores a combustão na AMG. Apesar disso, perante o cenário atual, Schiebe continua a ver o futuro da marca como um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos, isto se a atual legislação que proíbe a venda de automóveis novos com motor de combustão interna for cumprida. “Não queremos estipular uma data para o fim dos ICE, mas estou convicto que a AMG dedicar-se-á em breve apenas a modelos elétricos”, sublinhou Schiebe. Contudo, ressalva o gestor, o mais importante é satisfazer o cliente que continua a solicitar os motores V8 e os quatro cilindros de alta performance. Em jeito de transição, a AMG está a desenvolver uma arquitetura exclusiva para carros elétricos chamada AMG.EA. O objetivo é ter carros elétricos “emocionais” e logo será avaliada a recetividade dos clientes a este tipo de oferta.

Segundo Schiebe, o plano passa por ter os modelos a combustão, híbridos e 100% elétricos na gama até ao momento em que a legislação obrigue à transição para a eletrificação total – algo que acontecerá apenas em 2035. Embora a Mercedes-AMG esteja aberta às tecnologias emergentes, como a eletrificação, Schiebe destacou a importância de manter uma mente aberta quando se trata de tecnologia. Segundo ele, a AMG é uma marca de tecnologia e está disposta a explorar diferentes opções para atender às expectativas dos clientes. Acerca do próximo Mercedes-AMG CLE 63, Schiebe não revelou qual motorização será utilizada, mas afirmou que os consumidores ficarão empolgados com o produto quando este for lançado.

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