Regras de emissões de CO2 deverão obrigar o R36 a ser “eletrificado”. Apresentação da nova geração está prevista para 2027.
A Nissan está prestes a descontinuar em definitivo o GT-R R35, cujo lançamento remonta a 2007. E a especulação acerca das caraterísticas da próxima encarnação do “Godzilla” têm sido mais do que muitas. Para já, o fabricante nipónico tem sido pouco claro acerca da direção que o R36 tomará. Contudo, a Nissan assume que vai aumentar a oferta dos modelos da Nismo na Europa, entre os quais incluirá versões mais “picantes” de modelos mais generalistas, mas também fará regressar algumas propostas assumidamente desportivas. Para já, está confirmado o Ariya Nismo na Europa para o início de 2025 – uma nova versão de topo do SUV elétrico que é o primeiro modelo da divisão desportiva a ser lançado por cá desde que o GT-R Nismo foi descatalogado devido às cada vez mais restritas normas de emissões de CO2. Por esse mesmo motivo, por exemplo, o desportivo Z nunca chegou a ser integrado na gama europeia da Nissan.
Agora, Ivan Espinosa, o responsável de estratégia de produto global da Nissan, adiantou à Autocar que a “eletrificação” permitirá que esse tipo de modelos já possam ser aposta na Europa. “A interpretação futura dos nossos modelos de alta performance serão quase de certeza eletrificados, não porque o queiramos, mas porque geograficamente as normas o obrigam”, disse. “Também é possível imaginar alguns dos nossos modelos-chave a receberem versões Nismo, porque essa é uma forma de trazer algum do entusiasmo da Nismo a mais clientes. Esses serão os elementos-chave que apostaremos para a Nismo no futuro”, acrescentou. “O facto é que a eletrificação ajudará: fazer desportivos eletrificados ajudará a traze-los para mercados onde as normas são mais restritas”, concluiu Espinosa, deixando em aberto a possibilidade do regresso do GT-R à Europa, sob a forma de um modelo híbrido.
Recorde-se que no ano passado a Nissan revelou o protótipo elétrico Hyper Force, em jeito de antecipação da próxima geração “eletrificada” do GT-R. Ponz Pandikuthira, o responsável de planeamento da marca japonesa, deu a entender que, apesar deste protótipo ser “zero emissões” e da presença na Fórmula E, o GT-R que aí vem deverá ser híbrido, possivelmente, recorrendo ao motor V6 3.5 biturbo utilizado no novo Infiniti QX80, que permite não só elevada performance como também mais eficiência. Visualmente, há aspetos típicos do “Godzilla” que não serão esquecidos, apesar da abordagem mais futurista. Na calha está ainda a utilização de interfaces digitais avançados. Previsto para 2027, o GT-R R36 (nas imagens “renders” digitais da Carscoops) será um concorrente do Chevrolet Corvette E-Ray, Porsche 911 Turbo S, BMW M8 Competition, Ford Mustang e Dodge Charger Daytona. No entanto, é bem possível que venham a ser mostrado pelo menos mais outro protótipo antes da apresentação do modelo definitivo.