Fabricante de carros elétricos HiPhi abre falência

HiPhi A

Start-up chinesa não conseguiu atrair o investimento necessário para manter a produção e expandir a operação para a Europa.

O mercado dos elétricos é muito competitivo na China e o Human Horizons Group Inc, a empresa por detrás do emblema premium HiPhi, entrou recentemente num processo de reestruturação, ao qual se seguiu um período de problemas financeiros. A 8 de agosto a empresa abriu falência na sua cidade de origem Yancheng, dada a incapacidade para pagar as dívidas. Após a confirmação da insolvência da Human Horizons, será criada um conselho de administração para supervisionar o processo de reestruturação durante os próximos seis meses. Conforme noticiado pelo Car News China, este poderá ser visto como o último esforço da HiPhi para evitar a falência total, aproveitando os seus ativos para atrair potenciais investidores.

Os problemas da HiPhi começaram a ser públicos em fevereiro, com a suspensão da produção por seis meses, na sequência de uma prestação de vendas fraca em 2023, com menos de 8 mil carros comercializados. A empresa prometeu pagar aos seus empregados durante algumas semanas antes de baixar o vencimento para o salário mínimo. Em abril, a Avatr negou que estaria interessada em chegar a acordo com a HiPhi. Nessa altura, também o grupo FAW também terá encetado negociações, embora nada tenha sido oficializado. Em maio, o grupo iAuto terá tentado chegar a acordo, mas a incerteza financeira do investidor terão comprometido o negócio, tal como sucedeu com anteriores oportunidades de investimento vindas da Arábia Saudita. Recorde-se que em 2023 a HiPhi tinha anunciado que iria expandir as suas operações ao mercado europeu.

Segundo a Bloomberg, há mais de 100 marcas de elétricos na China. A guerra de preços e a desaceleração da procura nos últimos anos fizeram muitos emblemas caírem, especialmente os que não fazem parte de grandes grupos.

A Human Horizons foi fundada em 2017 e só produziu o primeiro carro em 2020. Ao longo dos anos, lançou a berlina Z e os SUV X e Y. Destaque ainda para o desportivo HiPhi A (na imagem).

Deixe um comentário

*