Abarth 600e chega aos 280 cv

Abarth 600e Scorpionissima

“Irmão malvado” do SUV elétrico da Fiat traz potência adicional, um chassis reformatado e estética mais agressiva.

A Abarth mostrou mais em detalhe o seu modelo mais potente de sempre: o 600e. Afinal, de acordo com os dados oficiais, existem dois níveis de potência. Derivado do Fiat 600e e parente próximo do Alfa Romeo Junior, o primeiro SUV da história da Abarth chega em março de 2025 e vem equipado com um único motor elétrico. Na Europa, o SUV elétrico do segmento B está disponível na versão Turismo com 240 cv e 345 Nm, tendo os modos de condução Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track, que libertam diferentes níveis de potência e com distintas configurações do ESP. A potência é enviada para o eixo da frente atrás de um diferencial autoblocante mecânico de tipo Torsen da JTEKT, incluído de série. No modo Scorpion Track, o SUV italiano consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,85 segundos. Existe ainda a versão de topo Scorpionissima com 280 cv e os mesmos 345 Nm. Esta última é uma edição especial nesta fase de lançamento, limitada a 1949 unidades (em alusão ao ano de fundação da marca do escorpião). Neste caso, o sprint de 0 a 100 km/h é cumprido em 6,24 segundos. Nas duas versões a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 200 km/h.

O Abarth 600e foi desenvolvido em conjunto com a Stellantis Motorsport, tendo como parceiros empresas como a Michelin, Sabelt, JTEKT, Torsen e Alcon. Feito com base na plataforma Perfo eCMP, este elétrico tem elementos mais “desportivos” face aos que evoluem da base simples eCMP. Destaque para os travões Alcon com discos de 380 mm, para a suspensão com afinação mais rígida, barras estabilizadoras traseiras e vias mais largas. A bateria de 54 kWh possui um sistema de arrefecimento especial que permite melhorar a performance. A autonomia é de 334 km (WLTP), menos 75 km que o Fiat.

O “irmão malvado” do Fiat 600e traz um kit estético específico, no qual se destacam os para-choques mais fundos (inspirados no Abarth 850 TC “cassettone”), jantes de 20 polegadas e spoiler traseiro proeminente. Para o exterior existem cores específicas Acid Green e Hypnotic Purple (esta última específica para o Scorpionissima), juntamente com os tons Antidote White, Shock Orange e Venom Black. A edição de lançamento tem ainda detalhes específicos em preto brilhante, autocolantes pretos e pinças de travão coloridas. Por dentro, realce para os bancos Sabelt com encostos de cabeça integrados com um desenho mais agressivo, revistos em tecido no Turismo e em Alcantara no Scorpionissima. Entre o equipamento, consta o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,25 polegadas, mostradores específicos da Abarth (que exibem, por exemplo, as forças G), além de um sistema de som com seis altifalantes, integração ChatGPT e ajudas à condução de nível 2. O Scorpionissima recebe adicionalmente um sistema que exponencia o som de forma artificial.

Deixe um comentário

*