Theon R é a derradeira experiência de condução analógica

Theon R

“Restomod” feito com base no Porsche 911 964 tem 507 cv e menos 1 tonelada.

Nos dias de hoje, o GT3 RS é o mais leve dos Porsche 911. Pois bem, a Theon Design criou um “restomod”, o Theon R, que faz parecer o GT3 RS numa “baleia”. É verdade que a base utilizada para o efeito ajuda muito a fazer um modelo “lightweight”, uma vez que a Theon recorreu a um 964 do início da década de 1990. Mesmo assim, este modelo foi sujeito a uma “dieta” apertada, sendo mais leve que um MazdaMX-5 NA. Ao todo, o R regista “menos de 1000 kg”, graças à aplicação de painéis da carroçaria e interior em fibra de carbono, similar à que é utilizada na F1 – o que contrasta com os 1002 kg do MX-5 e 1482 kg do GT3 RS.

Se é verdade que o GT3 RS traz um motor 4.0 de seis cilindros boxer arrefecido a água com 525 cv, o Theon R não lhe fica muito atrás, com o seu bloco 4.0 arrefecido a ar com 507 cv – o que faz levar vantagem na relação peso/potência. Aliado a isso, o R dispõe de um chassis soldado e uma célula central ligada ao chassis de modo a garantir uma rigidez torsional semelhante à dos Porsche modernos. É precisamente o design exterior que liga este Theon R aos modelos antigos, com as jantes em magnésio de estilo Minilite a remeterem para o 911 ST de 1972 e a asa traseira a ser inspirada na do Carrera RSR de 1974. Neste que é o 911 “restomod” mais radical de sempre da Theon surgem de série os travões carbocerâmicos, um diferencial autoblocante Wavetrac e amortecedores MCS com afinação específica.

O fabricante diz que o R acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos e que atinge 160 km/h em 6,5 seg, valores aproximados aos do GT3 RS atual. O preço começa nos 930 mil euros. Cada carro demora 18 meses a ser feito.

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