Bateria CATL dá a PHEV mais alcance que alguns elétricos

CATL Hybrid Battery

Nova Freevoy Super Hybrid promete dar a modelos híbridos plug-in até 400 km de autonomia em modo elétrico.

Os híbridos plug-in costumam providenciar em média um alcance máximo em modo elétrico a rondar entre 50 e 65 km – ainda assim, uma ajuda útil sobretudo para quem privilegia pequenos percursos em ambiente urbano. Agora, a chinesa CATL (Contemporary Amprex Technology Limited) surge com uma nova bateria para os PHEV que promete repensar a utilidade do modo EV. A bateria Freevoy Super Hybrid Battery anuncia um alcance máximo até 400 km. Apesar destes valores serem provavelmente aplicados ao ciclo CLTC, bem mais otimista que o WLTP, na verdade é que estamos a falar de mais autonomia do que nalguns modelos 100% elétricos, como o Fiat 500e, o Mini Countryman SE, o Peugeot e-208 ou o Skoda Elroq, entre outros.

Estas baterias da CATL trazem ainda outra novidade: a possibilidade de efetuarem carregamentos a 4C, permitindo em 10 minutos obter mais de 280 km de alcance. O objetivo é reduzir a ansiedade em relação à autonomia. Adicionalmente, estas baterias prometem maior eficiência com tempo frio, podendo operar até 40 graus negativos.

As Freevoy trazem novidades a nível de alguns materiais e química utilizada. O fabricante diz que próprio design incorpora tecnologia de modificação da superfície para o material do cátodo, juntamente com uma formação inovadora de eletrólito de alta tensão, para criar uma nano camada protetora. Este elemento permite minimizar eficazmente as reações laterais no interior da camada ativa. A CATL diz que a inclusão de partículas de alta atividade e de partículas no material do cátodo aumenta significativamente a eficiência do transporte de iões de lítio no interior do material. Apoiado pelo modelo de precisão SOC desenvolvido pela marca e pela utilização do algoritmo e hardware inteligentes BMS, a precisão do controlo SOC aumentou em 40% e a taxa de utilização elétrica pura global aumentou em mais de 10%, o que permite maior autonomia elétrica. A Freevoy incorpora tecnologia das pilhas de iões de sódio, assim como uma ligação de elétrodo em camadas multigradiente. O tamanho da bateria e a sua capacidade energética ainda não foram revelados.

Está previsto que já no próximo ano haja 30 modelos nas estradas equipados com esta bateria. Os primeiros fabricantes a incorporar esta nova geração de baterias serão a Chery, GAC, Geely, VOYAH, Li Auto, Avatr e Nevo. Este é o terceiro pack de baterias da CATL, que nas versões anteriores tem clientes tais como a BMW, Volvo, Ford, MG e a Tesla.

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