Callum adapta outro Jaguar C-X75 para estrada

Callum Jaguar C-X75

Modelo utilizado no filme “Spectre” de James Bond recebeu nova tecnologia e um interior luxuoso.

O protótipo Jaguar C-X75 de 2010 nunca chegou a ser produzido, mas quatro exemplares do concept utilizados no filme “Spectre”, da saga James Bond, acabaram na mão de colecionadores. Agora, a Callum, 0carroçador fundado precisamente pelo designer do C-X75, Ian Callum, resolveu adaptar pela segunda vez um desses protótipos do filme para ser utilizado em estrada, recorrendo para o efeito a várias atualizações no exterior, incluindo componentes aerodinâmicos ativos, um novo motor e um interior totalmente reformatado.

Assim, após o primeiro projeto de um C-X75 “road legal” apresentado em fevereiro, surge este novo modelo que promete ainda maior refinamento. A equipa de Callum passou mais de mil horas a refazer o carro. Começou por reduzir as folgas entre os painéis e repintou o carro na cor Willow Green. Além disso, as molduras das janelas são em alumínio escovado, há uma grelha em metal polido, uma tampa do depósito de combustível específica e detalhes em fibra de carbono na secção traseira. Por fim, os farolins foram aprimorados e o logo com o nome do carro foi adicionado na ponteira de escape. Este supercarro recebeu igualmente elementos aerodinâmicos ativos que aumentam a estabilidade e melhoram o comportamento, além de adicionarem uma função de travão de ar. As jantes mantem-se de 20 polegadas à frente e de 21” atrás.

Por dentro é onde se notam mais alterações, com o carro a receber vários elementos de luxo e de conforto. O tablier, consola central e comandos foram redesenhados, assim como o volante e os bancos (de estilo bacquet, que foram revestidos em couro Bridge of Weir em tons de verde escuro e creme). Os comandos rotativos inclinados na consola central contam com pequenos ecrãs táteis, sendo que as restantes funções surgem num painel no tejadilho. O carro recebeu uma doca de carregamento via wireless, integração Apple Carplay, um sistema de som específico e o espelho retrovisor interior digital. A isso tudo junta ainda ar condicionado e uma melhoria do isolamento sonoro.

O motor é o original: um bloco V8 5.0 com compressor, que passa a ter uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades a enviar a potência para as rodas posteriores. Um novo software e eletrónica permitem uma utilização mais apropriada para o dia-a-dia, embora haja um modo de condução desportiva à disposição (que melhora a resposta do acelerador e das passagens de caixa, além de aumentar a “rouquidão” do escape). A suspensão também foi reconfigurada, recebendo um sistema pneumático à frente, ideal para lombas. O preço não foi revelado.

Deixe um comentário

*