Callum faz um Jaguar C-X75 de estrada

Jaguar C-X75 by Callum

Designer do modelo original com motor V8 converteu um dos quatro protótipos sobreviventes.

A história do Jaguar C-X75 concept remonta ao Salão de Paris de 2010. Depois da apresentação ao público o carro esteve quase a ser construído, mas o projeto não chegou a avançar, tendo sido construídos apenas alguns protótipos. Agora, o designer Ian Callum, através da empresa em nome próprio, decidiu converter um dos quatro protótipos sobreviventes num modelo de estrada, a pedido de um cliente.

Este “one-off” é um dos carros quatro carros que foram utilizados no filme “Spectre” de 2015, da saga de 007 – no qual o vilão Mr. Hinx (desempenhado por Dave Bautista) persegue o protagonista James Bond (Daniel Craig) no seu Aston Martin DB10. Ian Callum foi o designer do protótipo original, que para construir os carros para o filme contou com a ajuda da Williams Advanced Engineering. Inicialmente, o C-X75 tinha um invulgar sistema híbrido composto por quatro motores elétricos YASA, cada um com 195 cv, e por duas turbinas capazes de operar a gás natural comprimido, Diesel, biocombustível e GPL, com um total de 789 cv. Contudo, essa ideia foi abandonada em detrimento de um sistema PHEV, com um bloco 1.6 biturbo a gasolina a funcionar em conjunto com dois motores elétricos para um débito de potência de 860 cv. Para o filme de Bond, os referidos “stunt cars” recorreram a um V8 5.0 com compressor originário da Jaguar.

Para materializar o projeto “road legal”, Callum foi forçado a várias alterações, a começar pelo escape mais silencioso, catalisadores e uma recalibração do motor. Por fora, há uma nova pintura e foram retiradas folgas entre os painéis da carroçaria. A isso juntou “piscas” verdadeiros nos espelhos.

O C-X75 de estrada será mostrado pela primeira vez ao público a 21 de abril no Bicester Heritage Scramble, em Oxfordshire.

Deixe um comentário

*