Carros chineses pagarão até 38% de novo imposto na Europa

BYD Seal

EU definiu sobretaxa de 17,4% para a BYD, 20% para a Geely e 38,1% para a SAIC.

A Comissão Europeia estabeleceu o valor máximo de 38,1% de sobretaxa para veículos feitos na China. Este valor de imposto de importação aplicar-se-á a partir de julho a carros elétricos e híbridos de origem chinesa. Contudo, a referida taxa não será aplicada a todos os fabricantes chineses, tendo sido definido com base na cooperação nas investigações que estão a decorrer sobre alegados subsídios ilegais dados por Pequim de modo a conseguir conquistar o mercado externo. A taxa maior será aplicada à SAIC, emblema detentor da MG, que passará a pagar 38,1% de imposto. Segue-se a Geely, com 20%, e a BYD com 17,4%. Segundo Bruxelas, os construtores que têm cooperado com as investigações pagarão um máximo de 21%.

Recorde-se que atualmente a UE cobra uma taxa de 10% para carros importados. Isto significa que, contando com a sobretaxa, a SAIC terá de pagar 48,1% para vender um MG na Europa. Já os BYD terão um total de 27,4% de imposto.

Face a este cenário já se especula que, para manter a MG na Europa, a SAIC poderá reabilitar a fábrica do emblema britânico em Longbridge, em Birmingham.

O valor de 38,1% está acima dos 35% definidos pela Organização Mundial do Comércio, da qual todos os países membros do bloco são signatários. No entanto, este valor não se compara à taxa de 100% estabelecida nos EUA para carros oriundos da China.

Atualmente, a China aplica 15% de impostos de importação a carros elétricos europeus.

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