Pick-up Kia Tasman chegará em 2025

Kia Tasman

Modelo mundial foi mostrado ainda camuflado no Salão de Busan, na Coreia do Sul.

A Kia está a preparar a sua primeira pick-up mundial que estará à venda apenas no final de 2025. Contudo, o modelo “mid-size”, que assumirá a designação Tasman, já foi apresentado no Salão de Busan, na Coreia do Sul.

Tal como é possível constatar através das imagens, a Tasman foi mostrada ainda camuflada, com um padrão criado especialmente pelo artista Richard Boyd-Dunlop. A marca asiática deixou de propósito apenas alguns detalhes expostos, nomeadamente os arcos das rodas, assim como parte da grelha, os ganchos de reboque, as câmaras acima dos espelhos para o sistema de aviso do ângulo morto, além dos faróis posicionados verticalmente. A isso junta umas jantes de 17 polegadas com seis porcas de roda, “calçando” uns pneus BF Goodrich All-Terrain T/A. Ao que tudo indica estamos perante um protótipo próximo do desenho final, embora ao qual faltam elementos importantes, nomeadamente na suspensão, pinças de travão, entre outros. A Kia tem ainda escondidos os degraus de acesso à caixa de carga integrados nos cantos dos para-choques traseiros. Os farolins traseiros parecem ser bastante pequenos comparativamente com a largura da parte posterior cuja porta parece ser dividida. Em termos de dimensões, o Tasman deverá ser algures entre uma Ranger e uma F-150. A imagem mostra uma versão de cabine dupla, mas também haverá opção de cabine simples e chassis cabine.

Apesar de a Kia ter optado por escurecer os vidros, o interior da pick-up pode já ser visto num vídeo publicado por um utilizador do TikTok.

Quanto aos motores, estima-se que a opção recaia num 2.2 de quatro cilindros turbodiesel CRDi, com sensivelmente 200 cv, com versões 4×2 e 4×4, sempre acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. Haverá ainda supostamente um 2.5 turbo a gasolina com 281 cv. Falta saber se estará na manga um motor V6 para combater concorrentes como a Toyota Hilux ou a VW Amarok. A Tasman, cujo chassis será de travessas e longarinas, promete uma capacidade de carga de cerca de 1 tonelada, o que se refletirá numa capacidade de reboque em torno de 3500 kg. Alegadamente, está a ser preparada também uma versão 100% elétrica a lançar em 2026, com cerca de 400 km de autonomia. A produção será feita em Hwaseong, na Coreia do Sul, a um ritmo de 65 mil unidades por ano. O principal mercado da Tasman será a Austrália, mas o foco serão também a Ásia, América Latina, Médio Oriente e África.

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