F-150 Ligthning SuperTruck tem três motores e será conduzida por Romain Dumas, que já venceu a rampa por diversas ocasiões.
A Ford apresentou oficialmente a F-150 Lightning SuperTruck que correrá a 23 de junho na edição deste ano da Pikes Peak International Hill Climb. Este pick-up extrema utilizará o mesmo sistema propulsor da SuperVan 4.2 que subiu a mesma rampa de 20,1 km no ano passado, um conjunto formado por três motores elétricos que lhe permite debitar 1419 cv/1044 kW. A bateria, por sua vez, tem células Ultra-High Performance Li-Polymer NMC.
Visualmente, esta pick-up nada tem a ver com a F-150 Lightning que se encontra nos concessionários, tendo vários elementos focados na melhoria da performance aerodinâmica, nomeadamente uma asa dianteira, entradas de ar no capot, condutas nos faróis, “dive-planes” dianteiras e difusores laterais. A estes junta-se uma asa traseira sobredimensionada, linhas de carroçaria simplificadas e um difusor traseiro gigante. Estes componentes ajudam a gerar 2722 kg de “downforce” a 241 km/h. Adicionalmente, há travões carbocerâmicos, jantes forjadas em magnésio e pneus Pirelli P-Zero. Este modelo recebeu ainda um sistema de suspensão personalizado e um cockpit revestido a fibra de carbono com apenas o banco do condutor e vários ecrãs.
Aos comandos desta “super pick-up” estará Romain Dumas, que já venceu a corrida disputada no Colorado (nos EUA) por diversas ocasiões e que conseguiu ficar em segundo da geral no ano passado com a SuperVan 4 e que detém, aliás, o recorde absoluto de Pikes Peak com o tempo de 7 minutos 57,148 segundos (ao volante de um VW ID.R).