Protótipo do Polestar 5 carrega de 10 a 80% em 10 minutos

Polestar 5 protótipo

Tecnologia de carregamento rápido da bateria permite obter o equivalente a 322 km em apenas 10 minutos.

A ansiedade que a carga da bateria já não é um tema tão relevante como antigamente, uma vez que um carro elétrico já consegue ter um alcance equiparável a dos modelos a combustão. Contudo, o aspeto que mais distingue estas duas tipologias de modelos é o tempo dos carregamentos que continua a ser substancialmente mais prolongado face ao dos abastecimentos de combustível. Agora, a Polestar está a testar uma nova tecnologia que permite carregamentos rápidos a permitir encher de 10 a 80% da bateria em 10 minutos.

Este sistema desenvolvido em conjunto com os israelitas da StoreDot, equipado com a tecnologia XFC (que inclui células com predominância no composto de silício) está a ser testado já fora do laboratório num protótipo de um Polestar 5. Este inclui as novas baterias Extreme Fast Charging que têm 100 kWh (em vez dos 75 kWh do modelo convencional), que permitem a este modelo experimental obter o equivalente a 322 km de alcance com apenas 10 minutos de “encosto”. Estas novas baterias prescindem do tradicional equipamento de arrefecimento das baterias, o que permite poupar no peso. Na demonstração feita, o protótipo começou por carregar a 310 kW chegando aos 80% da bateria a carregar a 370 kW.

Para já, não se sabe se este sistema passará à produção.

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