VW abandonará sigla GTX, apostando em GTI e R elétricos

VW ID.GTI Concept

CEO da marca alemã diz que a mudança ocorrerá na próxima geração de modelos mais “picantes”, com destaque para o Golf GTI “zero emissões” previsto para 2027.

Apesar da linha ID. Performance nascido há apenas três anos (com o ID.4 GTX) e ter sido recentemente enriquecida com as versões de âmbito mais desportivo GTX nas gamas elétricas ID.Buzz, ID.7 e ID.3 (o único destes que não utiliza um esquema de um motor por eixo), esta sigla tem os dias contados. Quem o diz é o CEO da Volkswagen, que em entrevista à Autocar confirmou que os planos passam por um regresso às origem e utilizar as histórias designações GTI e R na próxima geração de modelos mais “picantes” 100% elétricos.

Thomas Shäfer justifica: “os GTX são uma submarca de performance da plataforma MEB, mas precisamos de recuperar os GTI e os R nos próximos produtos”. Nesse sentido, o regresso à história designação dos desportivos de tração dianteira GTI poderá acontecer no início de 2027 na próxima geração do Golf que será totalmente “zero emissões” – que foi antecipado no ano passado pelo concept ID.GTI (na imagem) e que é, no fundo, uma evolução do ID.2all.  Por sua vez, o Golf R elétrico tem lançamento previsto por volta de 2029, com uma configuração de tração integral (com dois motores – um por eixo).

Apesar desta mudança estratégica, Shäfer refere que os GTX atuais não mudarão de nome durante o seu ciclo de vida.

Deixe um comentário

*