VW antecipa próximo GTI elétrico

VW ID GTI Concept

Feito com base no ID 2 all, o protótipo ID.GTI abre caminho para um sucessor do Golf GTI, a lançar em 2026.

A VW quer dar continuidade ao legado de 48 anos de história do GTI na era da mobilidade elétrica. Em jeito de antecipação do modelo a revelar em 2026 e que chegará aos clientes no início de 2027, com um preço a partir de 30 mil euros nalguns mercados, a marca de Wolfsburg mostrou o ID.GTI Concept no Salão de Munique, na Alemanha.

Trata-se de um protótipo feito com base no ID 2all (que se converterá em ID 2 quando chegar à produção), mostrado no início deste ano. O “hot hatch” combina uma cor exterior vermelha complementada por detalhes em preto, com pormenores estéticos tipicamente desportivos na frente e na dianteira, além de jantes de 20 polegadas inspiradas nas do Golf GTI da primeira geração. Os farolins são mais escuros e há uma asa no final do tejadilho. A grelha também foi coberta com um painel em vermelho e há logos GTI um pouco por todo o lado. Com 4104 mm de comprimento, 1840 mm de largura e 1499 mm de altura, este ID Concept é ligeiramente maior que o Polo GTI atual.

Para já, a VW diz apenas que utilizará apenas um motor de alta performance de colocação dianteira com um diferencial autoblocante para as rodas da frente. Em causa deverá estar um modelo com 229 cv, o mesmo nível de potência prometido para o “irmão” Cupra Raval, que anuncia 0-100 km/h em 6,9 segundos. Além disso, haverá o sistema GTI Experience Control que permite parametrizar a suspensão (que será 15 mm mais baixa face ao ID 2), direção, sonoridade e até criar passagens de caixa simuladas como qualquer GTI a combustão. Este modelo de base MEB Entry deverá incluir uma bateria com mais capacidade do que os 56 kWh que estarão disponíveis no ID 2, o que possibilitará uma autonomia até 440 km.

Por dentro, este concept traz o mesmo sistema de dois ecrãs do ID 2all (12,9 polegadas para o ecrã central e 10,9” para o painel de instrumentos), mas acrescenta vários elementos específicos, incluindo a instrumentação analógica clássica ao estilo do Golf GTI de segunda geração. Em complemento, há um HUD de realidade aumentada que projeta o traçado de um determinado circuito no para-brisas, ao estilo de um videojogo. Nota também para o volante de três raios, com a marca às 12h em vermelho, bancos com padrão axadrezado e comando rotativo em forma de bola de golfe. É possível transportar até cinco ocupantes e a bagageira tem 490 litros de capacidade (extensíveis a 1330 litros com o rebatimento da segunda fila). Existe ainda um espaço de arrumação adicional com 50 litros debaixo dos bancos traseiros, onde poderão ser transportados, entre outros, os cabos de carregamento.

Deixe um comentário

*