Protótipo ID 2all antecipa elétrico de acesso da VW para 2025

VW ID 2all concept

Novo modelo pretende ser tão espaçoso como o Golf, com um preço alinhado com o Polo.

A Volkswagen apresentou o ID 2all, um protótipo que antecipa um futuro elétrico de acesso da gama ID, a lançar em 2025. O fabricante alemão quer que este modelo seja tão espaçoso como um Golf, mas com um preço alinhado com um Polo, abaixo dos 25 mil euros.

Visualmente, o ID 2all dá pistas acerca da futura linguagem estética dos elétricos da VW, que vai buscar elementos a clássicos como o Beetle, o Golf e o Polo – tendo no fundo um estilo mais conservador face ao modelo que se posiciona mais acima na gama, o ID 3. O ID 2all tem 4050 mm de comprimento, o que faz com que seja ligeiramente mais curto que o Polo atual, embora os 2600 mm de distância entre eixos sejam significativamente superiores. A bagageira tem 490 litros, extensíveis a 1330 l com o rebatimento da segunda fila. Existirá ainda um espaço adicional de arrumação no piso da mala e 50 litros com fecho num compartimento colocado debaixo dos lugares traseiros. Além disso, o banco do passageiro pode ser rebatido na íntegra e a fila posterior rebate na proporção 40:60, de modo a maximizar o espaço. O estudo dará origem ao primeiro modelo de base MEB Entry, que terá também frutos na versão de produção do Cupra Urban Rebel e num equivalente da Skoda – todos a produzir em Martorell (Espanha). O foco no interior será na utilização de materiais de elevada qualidade, tendo ao centro um ecrã tátil de 12,9 polegadas, complementado por um painel exclusivo para a climatização, além de um painel de instrumentos digital com 10,9” e um HUD de realidade aumentada. Entre os sistemas de auxilio à condução, realce para o Travel Assist, Park Assist, faróis LED Matrix, bancos de acionamento elétrico com função de massagem e teto panorâmico.

Este modelo será exclusivamente de tração dianteira, com 226 cv, prometendo uma autonomia até 450 km. O tamanho da bateria ainda não foi revelado – embora se saiba que terá células prismáticas de lítio-ferro-fosfato. É também dito que a tecnologia de carregamento será “particularmente eficiente”, possibilitando obter de 10 a 80% da carga em cerca de 20 minutos, provavelmente com recurso a uma tomada rápida de 200 kW. O ID 2all será capaz de atingir 160 km de velocidade máxima de fará 0-100 km/h em menos de 7 segundos.

Deixe um comentário

*