Hyundai Ioniq 5 N de 687 cv vai correr em Pikes Peak

Hyundai Ioniq 5 N Pikes Peak

Além dos 37 cv face ao modelo de produção o SUV elétrico de corridas beneficia traz ainda novas asas, pneus slick, um sistema de travagem de competição e suspensão com afinação específica.

A Hyundai vai levar no próximo mês duas duplas de Ioniq 5 N à Pikes Peak International Hill Climb, nos EUA. Os sul-coreanos escolheram duas unidades sem mudanças aerodinâmicas para tentar vencer e bater o recorde na categoria Electric Production SUV/Crossover. Contudo, as atenções estarão concentradas numa segunda dupla que participará na categoria Time Attack, também com o objetivo de bater alguns recordes, nomeadamente o de Electric Modified SUV/Crossover. Para o efeito, estas unidades de competição do SUV elétrico beneficiam de um novo kit aerodinâmico.

Comparativamente com o Ioniq 5 N de produção, a versão “simples” traz melhorias de segurança incorporando bacquets Recaro Pro Racer SPA Hans, cintos de segurança Sabelt com seis pontos, roll-cage e extintor. Já a versão “hardcore” contempla, em primeiro lugar, mudanças ao nível do motor, com a uma reprogramação do motor traseiro que permite extrair mais 37 cv, chegando a um total de 687 cv. A isso alia amortecedores com três níveis de ajustamento, travões de competição e jantes de 18 polegadas a “calçarem” pneus slick Yokohama ADVAN 005. Esta versão mais extrema conta também com uma modificação do sistema N Active Sound+ que projeta som artificial de 120 dB através de colunas – o que permitiu prescindir das habituais sirenes. Os modelos do Time Attack serão conduzidos por Robin Shute (vencedor por quatro vezes em Pikes Peak) e por Dani Sordo (piloto do WRC). Já as versões de produção terão ao volante o experiente Paul Dallenbach e o jovem Ron Zaras.

A Hyundai aproveitou ainda para anunciar uma parceria com os criadores do jogo de simulador de corridas para consola Gran Turismo, visando o desenvolvimento de futuros projetos, incluindo um jogo simulador de Pikes Peak.

Deixe um comentário

*