Primeiro protótipo veste a “pele” do SUV Maserati Levante.
A Ferrari foi “apanhada” a testar o seu primeiro modelo elétrico. As imagens captadas em Maranello foram publicadas no Instagram de Derek Cornelissen. As fotos mostram um protótipo escondido debaixo de uma carroçaria de um Maserati Levante com quatro ponteiras de escape e faróis de um Ferrari Roma. Contudo, apesar do disfarce, os autocolantes amarelos confirmam que se trata de um modelo 100% elétrico. A isso junta um conjunto de novas jantes otimizadas aerodinamicamente. A utilização da “pele” de um Levante não é casual, uma vez que o primeiro modelo “zero emissões” da Ferrari deverá ser um SUV/crossover, provavelmente na linha do que fez com o Purosangue. O preço estimado é de meio-milhão de euros.
A marca italiana tem tido algumas hesitações em avançar com um supercarro elétrico e só agora com John Elkann como responsável executivo é que o projeto recebeu “luz verde”. Aliás, há rumores que já está em andamento um segundo carro elétrico da Ferrari. Para fazer os novos elétricos, a marca transalpina criou uma linha de produção específica em Maranello. Para o efeito, a Ferrari produzirá todos os componentes internamente, desde as baterias, aos motores e eixos.
Apesar das ponteiras de escape falsas, o Ferrari EV contará com um som artificial que pretende recriar o melhor possível a típica sonoridade dos modelos do emblema do Cavallino Rampante. Nesse sentido, no início deste mês foi registada uma patente de um sistema de válvulas e ressonadores que pretende amplificar os sons naturais dos motores elétricos.
O chairman da Ferrari, Benedetto Vigna disse recentemente à Reuters que a introdução de elétricos na gama permitirá aumentar a produção anual de 14 para 20 mil unidades.