Land Rover Defender OCTA traz V8 biturbo de 635 cv

Land Rover Defender OCTA

Com prestações dignas de um supercarro, esta nova versão de topo do 4×4 vem equipada com motor da BMW e uma nova suspensão.

A família Land Rover Defender ganhou um novo membro, na verdade o Defender mais potente e mais rápido de sempre. Chama-se OCTA e fará a sua apresentação dinâmica no Festival de Goodwood no próximo fim de semana. Disponível apenas no formato de carroçaria 110, o principal destaque neste OCTA vai para o motor, uma vez que o atual Defender V8 utiliza um bloco 5.0 com compressor e a nova variante de topo recorre a um V8 4.4 biturbo de origem BMW a debitar 635 cv e 750 Nm (valores que sobem a 800 Nm com o “launch control” acionado). Em linha reta, este 4×4 necessita de 4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Contudo, o construtor britânico foca esta criação sobretudo na performance fora de estrada. O novo modelo tem uma suspensão 28 mm mais alta face à restante gama, aumentando igualmente a largura em 68 mm. O OCTA vem também equipado com uma suspensão diferente: com triângulos de suspensão maiores e mais resistente de modo a melhorar a articulação da roda, além de apresentar uma tecnologia de suspensão 6D Dynamics (que consiste em amortecedores semiativos continuamente variáveis interligados hidraulicamente – uma solução que reduz a inclinação e o rolamento da carroçaria em estrada, melhorando também a articulação em “off-road”, segundo a marca). O novo Defender OCTA vem equipado com um sistema deteta automaticamente a superfície em que circula, otimizando o chassis em concordância. O condutor pode igualmente ajustar manualmente a configuração da direção, do pedal do acelerador e da suspensão. Há ainda um modo de condução OCTA que desativa o “launch control” em Off-Road e configura o ABS de forma a ser eficaz em piso mais solto. Em complemento, existem ainda os modos do Terrain Response: Sand, Mud and Ruts, Grass Gravel Snow e Rock Crawl.

Visualmente, o OCTA é mais ousado face aos outros Defender. Destaque para os pneus de todo o terreno Goodyear Advanced All-Terrain de 33 polegadas, arcos das rodas mais largos, frente reconfigurada e um novo para-choques traseiros com quatro ponteiras de escape. O OCTA está disponível com uma carroçaria em dois tons, com tejadilho e tampa da mala em Narvik Black, sendo também possível optar por uma película protetora mate em toda a carroçaria. Por dentro há também novidades a assinalar, com a inclusão de duas novas opções Ultrafabric. De série o OCTA vem com revestimentos em couro semi-alinine Burnt Sienna com tecido Kvadrat. Há ainda bancos com um novo desenho que permitem ouvir e sentir a música.

O OCTA é limitado a 1070 unidades e estará disponível para encomenda a partir de 31 de julhos. Está previsto que as primeiras entregas sejam consumadas ainda este ano.

Deixe um comentário

*