VW Golf a combustão (incluindo o GTI) poderá viver até 2035

VW Golf GTI

Esta decisão não impede o desenvolvimento de uma nova variante elétrica, cujo lançamento está previsto para 2026.

Quando a Volkswagen revelou o ID.2all concept em 2023 já foi possível perceber o que esperar no novo Golf elétrico cuja chegada ao mercado está prevista para a segunda metade desta década. Mas esta decisão não implica o fim do Golf equipado com motores térmicos. De acordo com um engenheiro da marca de Wolfsburg, Kai Grünitz, o pequeno familiar poderá continuar a contar com versões ICE até 2035. Ouvido pela Top Gear holandesa, o engenheiro germânico diz que só a data imposta pela UE que obriga à retirada do mercado de carros a combustão fará com que o Golf atual ou uma evolução do mesmo saia de cena. Na opinião dele é possível que os combustíveis sintéticos ainda possam facilitar a continuidade de alguns modelos após esse período, embora apenas no segmento do supercarro e não modelos de formato mais convencional.

Isto significa que além do renovado Golf 8, o GTI (na imagem) também poderá continuar em catálogo pelo menos durante mais 11 anos. Recorde-se que o Golf atual conta com uma evolução da plataforma MQB (originalmente estreada no Golf 7 em 2013). Já o próximo Golf elétrico, previsto para 2026, terá uma base separada, a SSP. A marca alemã já confirmou que a sigla GTI continuará a existir na era da eletrificação pura.

A decisão de prolongar a vida aos modelos a combustão prende-se com a desaceleração da transição para os elétricos, incluindo entre os clientes da VW. Aliás, justificando ainda mais esta opção de manter o Golf “convencional” durante mais tempo, nos últimos seis meses as vendas do pequeno familiar germânico cresceram 43% na Europa – tornando-o no segundo modelo mais vendido no Velho Continente nesse período, apenas atrás do Dacia Sandero. Em jeito de curiosidade, o Tesla Model Y, que foi o best-seller de 2023 na Europa caiu 26% e para o oitavo lugar.

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