Lamborghini Temerario é um híbrido plug-in com 920 cv

Lamborghini Temerario

Sucessor do Huracán anuncia 0-100 km/h em 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 343 km/h.

A Lamborghini aproveitou a Monterey Car Week deste ano para estrear o sucessor do Huracán, o seu modelo de acesso. Chama-se Temerario e é um híbrido plug-in com quase 45% mais potência face ao antecessor de motor V10 5.2 atmosférico (originalmente lançado em 2003). A novidade deste modelo eletrificado é a combinação de um sistema que combina um motor V8 4.0 biturbo com 800 cv (disponíveis entre as 9000 e as 9750 rpm) e 730 Nm, com três motores elétricos, cada um com 150 cv. Trata-se de uma evolução do sistema utilizado no Urus que lhe permite que o motor a gasolina atinja o red line às 10.000 rpm, com os turbos instalados nos dois bancos dos cilindros. Além disso, um dos motores elétricos está posicionado entre a cambota plana e a caixa de velocidades de dupla embraiagem de oito velocidades, enquanto os outros dois em cada uma das rodas frente – uma solução que permite que o supercarro seja um tração dianteira em cenário urbano, durante curtas deslocações – num modo City. Os motores elétrico servem sobretudo para a entrega de até 300 Nm binário a baixos regimes, para reduzir o atraso da resposta do turbo – daí a necessidade de turbos de alta pressão com 36 PSI. O débito total do PHEV é de 920 cv, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos (0,2 seg. a menos face ao antecessor) e atingir uma velocidade máxima de 343 km/h (em vez de 325 km/h). O sistema utiliza uma bateria de 3,8 kWh que pode ser carregada em meia-hora a 7 kW. O modo elétrico é de apenas 3,5 km.

Esteticamente, o tema hexagonal está presente no escape e nos faróis e farolins traseiros em LED. Embora se notem referências ao topo de gama Revuelto, o Temerario não segue a mesma assinatura luminosa em Y, apostando em vez disso em faróis mais afilados, mais próximos do Lanzador concept do ano passado. A zona inferior traseira do novo supercarro deixa os pneus à mostra, o que dá a sensação de ter vãos ainda mais curtos. A estrutura do carro é exclusivamente feita em alumínio, o que lhe permite ser 20% mais rígido. O peso do conjunto é de 1715 kg, um valor que pode ser reduzido para 1690 kg quando acionado o pack Allegerita para pista. O Temerario vem equipado com discos de travão em alumínio de 410 mm na dianteira com pinças de 10 êmbolos, tendo atrás discos de 390 mm e pinças de quatro. O fabricante diz que graças a isso consegue parar de 100-0 km/h em 32 metros, um valor equiparável com os 31,5 m com o Huracán Tecnica. O Temerario é o primeiro Lamborghini equipado com um modo “drift”, que utiliza a vectorização de binário dos motores da frente e permite três níveis de “escorregamento”.

O interior foi desenhado com inspiração nos aviões de caça, com painéis que forma um casulo entre o condutor e os comandos. Existem comandos físicos para funções importantes, mas a navegação entre outras funções secundárias só podem ser acionadas através do painel de instrumentos de 8,4 polegadas ou do ecrã central tátil de 9,1”. O novo chassis permite 34 mm adicionais em altura – bom para condutores com 1,95 m de altura e com capacete – e mais 46 mm de espaço para as pernas. De série, traz bancos “conforto”, aquecidos e ventilados, com 18 níveis de ajustamento elétrico.

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