Bugatti mostra inovações do chassis do Tourbillon

Bugatti Tourbillon

Plataforma desenvolvida de raiz para o novo hipercarro “eletrificado”.

A Bugatti desenvolveu um novo chassis para o Tourbillon, o seu novo hipercarro. A mudança da lei e o novo sistema híbrido plug-in obrigaram o construtor francês a abandonar a base que fez sucesso com o Veyron e o Chiron. Num carro não muito maior do que o seu antecessor, um dos principais desafios foi arranjar espaço para encaixar o novo motor V16 acompanhado de um motor elétrico e de uma caixa de dupla embraiagem, além dos dois motores no eixo dianteiro e as respetivas baterias.

O V16 surge numa posição um pouco mais recuada e há um depósito de combustível de cada lado. Além disso, as baterias estão dispostas em forma de T atrás dos bancos e no túnel central. Por sua vez, os próprios bancos estão mais juntos e são aparafusados ao chassis, de modo a reduzir a área frontal, assim como os pedais e o volante estão mais próximos do condutor. Já o motor elétrico dianteiro encontra-se encaixado atrás de um pequeno compartimento de arrumação. Apesar disso, o Tourbillon tem apenas pouco mais de 2,50 cm de distância entre eixos e uma linha de tejadilho mais baixa face ao Chiron.

Outra novidade relevante prende-se com o difusor em fibra de carbono que aumenta a estrutura deformável na traseira e que elimina a necessidade de ter uma viga separada. Mas há mais: o Tourbillon vem munido de oito radiadores e recorre a triângulos sobrepostos tipo esqueleto impressos em 3D pela Divergent – a empresa responsável pelo Czinger 21C.

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