Fiat suspende produção do Panda

Fiat Panda

Sobrecarga de “stock” leva à pausa temporária da produção do carro mais vendido em Itália.

No início deste ano, a Fiat anunciou o aumento da produção do Panda em cerca de 20% devido ao aumento da procura, sobretudo em Itália – onde é líder de mercado. O elevado número de pedidos levou mesmo a marca transalpina a comprometer-se que poderá continuar a produzir o citadino na fábrica de Pomigliano d’Arco até pelo menos 2027. Agora, a Stellantis anunciou uma suspensão temporária da produção para o próximo mês alegando “condições difíceis do mercado”. De acordo com a Reuters, será interrompida a produção nas fábricas de Pomigliano d’Arco, Termoli e Pratola Serra. A interrupção começará a 11 de novembro e prolongar-se-á por vários dias durante o mês. Isto terá impacto na produção do Panda, assim como na produção de motores.

A Stellantis debate-se neste momento com uma sobrecarga de stocks (sobretudo nos EUA) e o Panda acaba por ser uma vítima face à necessidade de cortes a nível global, na sequencia da quebra nas vendas, especialmente de carros elétricos.

Esta decisão surge pouco tempo após a suspensão da produção em Mirafiori até ao final deste mês do Fiat 500e, que no final de 2025 deverá receber uma nova variante híbrida.

Em julho, o Panda foi o modelo mais vendido em Itália, com 63.500 unidades, mais 21% face a igual período do ano anterior.

Deixe um comentário

*