Vectorização de binário fará Alpine elétricos parecerem mais leves

Alpine A390_β concept

Tecnologia com três motores elétricos procurará favorecer o comportamento dinâmico, face a modelos da Renault e da Nissan feitos com base na mesma plataforma.

Associada desde sempre a desportivos leves, a Alpine está a entrar na era da eletrificação pura, o que obrigou os responsáveis da marca a serem criativos para reduzir a sensação de peso dos seus novos modelos. A caminho estão sete modelos elétricos a lançar até 2030, entre eles uma versão de produção do A390_β concept mostrado no início do mês no Salão de Paris (na imagem). Trata-se de um crossover 100% elétrico maior e mais pesado que o A110 (de apenas 1100 kg), o único modelo atualmente no portefólio do emblema francês. Para colmatar os quilos a mais na balança, Philippe Krief, o responsável executivo da Alpine, disse à Autocar que o novo modelo contará com um sistema de vectorização de binário complexo apoiado em três motores. Este sistema procurará dar uma “leveza apercebida”, apoiando-se em dois motores no eixo posterior e um na dianteira. O objetivo é gerar uma responsável mais imediata, aumentando o comportamento dinâmico do carro.

A juntar a isso, a Alpine está a desenvolver tecnologias que reduzam o peso dos seus carros face aos “irmãos” da Renault e da Nissan com o qual partilham a plataforma.

O primeiro elétrico da Alpine será o A290 GT, um “irmão” mais “picante” do Renault 5 E-Tech.

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