Após o Duster e o Bigster, a marca romena quer cobrir todo o segmento compacto.
A Dacia apresentou há poucos dias o Bigster no Salão de Paris e segundo os responsáveis da marca a ofensiva de novos modelos passará por mais duas propostas dentro do mesmo segmento C. Ouvido pela Car Magazine, Denis Le Vot, o CEO da Dacia, afirmou que é necessário cobrir os segmentos com maior volume de vendas na Europa. Para tal, “estamos a trabalhar em dois formatos de carroçaria adicionais face à gama atual. A mesma plataforma (CMF-B) utilizada no Bigster, a mesma fábrica e modelos com a mesma filosofia de forma a continuarmos a ser competitivos”, afirmou. “Os países onde o modelos de segmento C são mais relevantes são a Alemanha e o Reino Unido – mercados muito importantes para nós”, reforçou Le Vot.
Isto significa que além dos SUV Duster e Bigster, as propostas do segmento C da Dacia serão enriquecidas com um hatchback (na imagem um “render” gerado por computador da autoria de Andrei Avarvarii), de dimensões similares a um VW Golf ou a um Opel Astra, cujo lançamento está previsto para 2025. A isso juntar-se-á também um pequeno familiar de formato berlina (três volumes).
É certo que estes modelos utilizarão a tecnologia E-Tech Hybrid da Renault. Para outro Dacia elétrico além do Spring será necessário esperar por 2027, altura do lançamento do Sandero EV.