Smart #5 tem 646 cv e o tamanho de um BMW X3

Smart #5

Mostrado na China, o SUV elétrico tem quatro opções de motores.

Poucas semanas da aparição do Concept #5 no Salão de Pequim, na China, é a vez da apresentação oficial da versão de produção do SUV elétrico Smart #5. Como seria de esperar, o modelo final não é tão ousado como o protótipo, embora mantenha o formato quadrado e seja o maior e mais espaçoso Smart de sempre. Segundo o MIIT chinês, o #5 tem 4705 mm de comprimento, 1920 mm de largura, 1705 mm de altura e 2900 mm de distância entre eixos – ou seja, mais 265 mm que o SUV coupé #3, que era até agora o maior modelo da gama. Este #5 encaixa nas dimensões de um Honda CR-V ou de um Peugeot 5008 (embora o modelo da Smart tenha cinco lugares e não sete). Contudo, os alvos do Smart #5 em termos de vendas serão propostas premium como o BMW X3, o Audi Q5, o Mercedes-Benz GLC ou até o Tesla Model Y.

O maior Smart de sempre tem menos altura ao solo face ao concept, trocando os pneus de todo o terreno por um aspeto mais convencional. Perde também as barras do tejadilho, as portas de abertura suicida, além dos ecrã encaixas nos para-lamas para a suspensão. Contudo, mantem do protótipo os faróis e farolins em LED, os puxadores escamoteáveis nas portas e muitas das linhas da carroçaria. Os para-choques, no entanto, têm um formato diferente, com a proteção inferior da dianteira a integrar uma entrada de ar. As fotos mostram vários níveis de equipamento, nos quais contempla uma variante de orientação mais desportiva com detalhes em vermelho, incluindo as pinças de travão – ao estilo de um Brabus. As opções distintas contemplam ainda jantes diferenciadas, juntamente com as molduras laterais e apontamentos específicos na dianteira e na traseira.

A nível de motorizações o SUV elétrico permite escolher entre uma versão com tração traseira com 340 cv/250 kW ou com 363 cv/267 kW. Ambas trazem baterias LFP. Existem ainda versões de tração integral, com um motor por eixo, com baterias NMC. Estas juntam um motor de 224 cv/165 kW na dianteira com um motor traseiro com 363 cv/267 kW numa das versões e com 422 cv/310 kW noutra. A potência combinada é de 646 cv/475 kW na versão de topo. Espera-se que esta versão anuncie 0-100 km/h em menos de 3 segundos.

O #5 é feito com base numa arquitetura de 800V da Geely, com as baterias com mais de 100 kWh a permitirem carregamentos de 10 a 80% em 15 minutos. A marca anuncia uma autonomia superior a 549 km (WLTP). Todos os valores aplicados à versão de produção do #5 ainda serão confirmados futuramente. O #5 será mostrado na China na segunda metade deste ano e espera-se que seja vendido também na Europa.

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