Novo crossover é uma reinterpretação moderna do Panda original.
A Fiat apresentou a nova geração do Panda. Trata-se de um crossover de inspiração retro que recebeu a designação Grande Panda, nome que comprova que estamos perante um modelo de maiores dimensões face ao antecessor. Aliás, este novo Panda passa a encaixar no segmento B, evoluindo a partir da plataforma Stellantis Smart Car Platform – a mesma utilizada no Citroën C3/e-C3. A marca italiana descreve o novo Grande Panda como o primeiro de uma gama que passará a ser global – com direito a um lançamento por ano até 2027.
Em termos estéticos o Grande Panda adota um visual retro-futurista, inspirado no Concept City Car mostrado no início deste ano. Destaque para os faróis e farolins em LED com padrão pixelizado em forma de X, além de jantes de quatro raios de 17 polegadas. Por sua vez, os para-lamas, proteções em plástico na carroçaria, as barras de tejadilho e altura ao solo generosa remetem para o Panda 4×4 original. O lettering na tampa na mala é também outra piscadela de olho ao passado. Este novo modelo tem 3,99 metros de comprimento – o que faz dele 337 mm mais comprido face ao antecessor, embora seja 25 mm mais pequeno que o Citroën C3.
A Fiat ainda não mostrou imagens do interior deste novo Grande Panda, mas vai dizendo que tem capacidade para cinco ocupantes. A julgar pelos teasers, teremos uma predominância de formas ovais, num modelo focado sobretudo focado no sentido prático, ao estilo do modelo original.
Também ainda não há referências às caraterísticas técnicas do novo modelo, mas é dito que terá versões híbridas a gasolina e elétricas. Uma vez que é um “irmão” do Citroën C3, espera-se que o Grande Panda adote os mesmos motores: com opção 1.2 de três cilindros turbo “mild hybrid” de 48V com 100 cv a funcionar em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, além de um versão elétrica com 113 cv com cerca de 320 km de alcance máximo. Para já, ainda não é dito se haverá uma versão de tração integral na linha do Panda 4×4.
Recorde-se que apesar do lançamento do Grande Panda (que deverá ser produzido na Sérvia), o Panda antigo (entretanto rebatizado Pandina), de produção italiana, continuará a estar em catálogo até 2030.