Protótipo mostra como será o próximo Fiat Panda

Fiat Panda concept

Entre os cinco concepts de linhas “quadradas” agora revelados destaca-se ainda uma pick-up.

A Fiat foi a marca mais vendida da Stellantis em 2023 (com cerca de 1,35 milhões de unidades vendidas a nível mundial) e agora prepara-se para avançar com uma nova família de modelos. À margem do Salão de Genebra, a marca italiana mostrou cinco protótipos de uma possível nova vaga de modelos Panda.

Apesar de já ter sido antecipado no concept Centoventi de 2019, o futuro Panda (de formato mais tradicional) surge agora mais próximo do modelo final através do novo protótipo City Car (na imagem principal). Descrito como sendo um “Mega Panda”, este modelo será revelado no formato de produção em julho, por ocasião da comemoração dos 125 anos da Fiat. Trata-se de um modelo do segmento B, maior do que o Panda atual. Está previsto que venha a ter opção de motor elétrico e a combustão. Em causa está uma proposta equivalente ao Citroën C3. Com efeito, o City Car (na imagem principal) remete para o Panda 4×4 da década de 1980 – o que abre caminho para a continuidade da conhecida variante mais “radical” do Panda, com maior altura ao solo e proteções adicionais da carroçaria.

Do lote de propostas (e com avanço para produção também já confirmado para breve) faz também parte o “Giga Panda”, um crossover maior que pretende concorrer com o Dacia Duster. Este modelo igualmente de linhas direitas traz uns retângulos iluminados, arcos das rodas quadrados e uma linha de tejadilho reta.

Segue-se o Fastback, um que não é mais do que uma versão coupé do Giga Panda. Devido ao formato da traseira, o SUV sacrificará um pouco o sentido mais prático. Segundo a Fiat, esta versão pretende antecipar um modelo destinado sobretudo para a América Latina, África, Médio Oriente, mas também para a Europa.

Nota também para a “caravana”, que conta com pneus de todo o terreno e que parece uma “minivan” mais “extrema”, num formato similar ao do Mitsubishi Delica. Este modelo Camper “multipropósitos”, que vai também buscar inspiração ao Panda 4×4 dos 1980, poderá igualmente chegar à produção.

Por fim, e não menos importante, há ainda uma variante pick-up de formato de cabine dupla, que, apesar de ser sobretudo destinada a mercados como a América Latina, poderá também vir para a Europa.

Deixe um comentário

*