SC63 é o novo hipercarro de Le Mans da Lamborghini

Lamborghini SC63 LMDh

Híbrido com motor V8 3.8 biturbo promete ser o modelo de competição mais avançado de sempre da marca italiana.

A Lamborghini revelou no Festival de Goodwood, no Reino Unido, o seu modelo de Le Mans feito para correr na classe rainha LMDh. Ainda em fase de desenvolvimento, aquele que promete ser o carro de corridas mais avançado de sempre da marca italiana traz alguns elementos estéticos passíveis de ser associados aos modelos de estrada da Lamborghini, nomeadamente as linhas afiadas ou os faróis em forma de Y, contudo, asa traseira e a barbatana posterior são o que mais sobressai neste SC63, que correrá em 2024. O chassis monocoque é fornecido pela Ligier e o Centro Stile combinou alguns elementos funcionais com entradas de ar NACA ao estilo do Countach, jantes similares às do Revuelto, entre outros.

O motor é totalmente novo e foi feito especificamente para competição. Trata-se de um V8 3.8 com dois turbos colocados fora do bloco do motor, de modo a facilitar o arrefecimento, a manutenção dos mesmos, assim como a distribuição de pesos. Para já, não foi revelada a potência do motor, contudo, sabe-se que, à luz dos regulamentos, o sistema híbrido pode atingir um máximo de 680 cv. O módulo híbrido inclui um motor gerador e uma bateria equipada com uma unidade de controlo eletrónico da Bosch. A transmissão é a mesma utilizada nos outros carros, embora a Lamborghini esteja autorizada a ajustar as relações de caixa.

Está previsto que dois exemplares do SC63 entrem em pista. Um para o WEC e outro no IMSA, nos EUA. Ambos defenderão as cores da Iron Lynx, que também alinha com um Huracán GT3 Evo 2 no IMSA e no GT World Challenge Europe. Os pilotos de fábrica serão Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli, com a ajuda de Daniil Kvyat e Romain Grosjean, que até há pouco tempo estavam na F1.

Deixe um comentário

*