Mazda admite fazer novo desportivo com motor rotativo

Mazda Iconic SP Concept

Japoneses poderão regressar aos RX com uma dupla de motores montados longitudinalmente.

A Toyota, a Subaru e a Mazda deram na semana passada uma conferência de imprensa na qual prometeram o desenvolvimento conjunto de novos motores a combustão. A Toyota avançou com está a criar uma nova geração de motores de quatro cilindros em linha, a Subaru um novo boxer híbrido e a Mazda mostrou um protótipo de um novo sistema composto por uma dupla de motores rotativos. Apesar de não ter especificado as caraterísticas deste novo bloco, a marca de Hiroshima confirmou que pretende utilizá-lo futuramente num carro desportivo. Tal como já se viu no Iconic SP concept (na imagem principal), o motor rotativo funciona como gerador ao alimentar a bateria e não tem qualquer ligação mecânica com as rodas. Atualmente, a Mazda já utiliza um motor rotativo no MX-30 instalado transversalmente. No caso de um potencial regresso de um RX, a dupla de motores rotativos seria disposta longitudinalmente.

Segundo o fabricante nipónico, esta solução permite não só providenciar mais potência, mas também manter um centro de gravidade baixo. Além do mais, esta unidade pretende reduzir as vibrações e as emissões – estando igualmente na calha para ser utilizada em competição. Isto significa que finalmente de forma oficial está em cima da mesa a possibilidade a Mazda avançar com um novo membro da família RX.

Recorde-se que, desde fevereiro, a Mazda tem um conjunto de 36 engenheiros dedicados a desenvolver o motor rotativo. Os novos motores Wankel podem funcionar com novos combustíveis neutros em carbono, nomeadamente bioetanol, biodiesel, biocombustível feito a partir de algas, e-fuel, metano e até hidrogénio. A última utilização de um motor rotativo foi em 2012 num RX-8 Spirit R.

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