Mazda prepara desportivo elétrico com motor Wankel

Mazda Iconic SP Concept

Com 375 cv, o Iconic SP vem equipado com dois motores rotativos que carregam a bateria.

A Mazda estreou no Japan Mobility Show o Iconic SP, um protótipo de um desportivo com motor rotativo. Este modelo é ligeiramente maior que o MX-5 atual, aproximando-se mais do conceito do RX-7 (originalmente lançado em 1995). O protótipo tem 4180 mm de comprimento (mais 27 cm que o MX-5 e menos 10 cm que o RX-7), 1850 mm de largura, 1150 mm de altura e 2590 mm de distância entre eixos. O peso é de 1450 kg, mais 181 kg que o RX-7 e 363 kg que o MX-5 atual.

Contudo, ao contrário deste lendário coupé, que utilizava o motor Wankel para movimentar as rodas, no novo conceito existem dois motores rotativos elétricos que carregam a bateria (cuja capacidade é para já desconhecida). Estas baterias, por sua vez, servem para fornecer energia ao sistema propulsor 100% elétrico, do qual ainda não se sabem mais informações, com exceção da potência total: 375 cv. Segundo a Mazda, o novo sistema de motor rotativo pode operar com diversos tipos de combustível, incluindo hidrogénio e combustível renovável. Além disso, a energia da bateria pode ser utilizada como gerador para uma habitação, num esquema V2L, por exemplo. O sistema propulsor compacto permite ter um capot baixo e de pequenas dimensões. À frente há ainda uma grelha moderna e elementos que remetem para o RX-7. Já os farolins em forma de diagrama de Venn são uma referência ao MX-5 NA e ao RX-7 FC. O Iconic SP surge pintado em Viola Red.

Por dentro, o ambiente é minimalista, com destaque para o painel de instrumentos digital (que exibe as forças G e um mapa do circuito do Mónaco), seletor da caixa com botões estilo maquina de escrever e um sistema de infotainment com ecrã compacto (que permite controlar elementos da aerodinâmica ativa, suspensão ativa e launch control). Atrás do volante estão patilhas que ajudam a ajustar o nível de regeneração da travagem. As costuras kakenui, iguais às do CX-90, surgem no tablier, nos painéis das portas e nos bancos revestidos em tecido de origem biológica. Outros elementos incluem uma câmara de 360 graus e um sistema de ultrassons na grelha dianteira alusivo ao cruise control adaptativo.

O atual Mazda MX-5 só deverá ter um sucessor elétrico a partir de 2026.

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