Renault e Geely anunciam REX com quase mil km de alcance

Horse

Trata-se de um novo motor a gasolina extensor de autonomia, apto para ser utilizado em modelos de passageiros e comerciais – incluindo veículos elétricos.

A Horse, uma empresa do grupo Renault nascida há dois anos com o intuito de desenvolver soluções de mobilidade, anunciou um novo motor a gasolina com tecnologia Range Extender (REX) que promete elevar a autonomia de um híbrido até pelo menos 800 km. Criada quer para modelos de passageiros quer para comerciais, incluindo elétricos, esta solução pretende providenciar um alcance similar ao dos modelos Diesel, com menos emissões, por um preço acessível.

O referido motor é extremamente compacto e com baixa cilindrada, aportando uma potência máxima de 68 cv para um modelo de passageiros e de 108 cv para os comerciais – tendo a função de alimentar a bateria. Esta solução permite que o motor a combustão funcione sempre a regimes muito baixos, possibilitando manter um nível constante da carga da bateria, o que reduz não só o consumo de combustível como também as emissões de CO2. Apenas com o motor/gerador elétrico e com a bateria, a autonomia elétrica é de 200 km, embora com a inclusão do motor a combustão adicione mais 600 km à equação. Funcionando de forma similar ao sistema E-Power da Nissan, com o motor a combustão a não ter ligação direta com as rodas, desligando-se quando o nível de carga da bateria é suficiente e voltando a ligar-se automaticamente apenas quando esse nível desce. Neste caso, a bateria é cerca de metade do tamanho da que é utilizada num elétrico convencional.

Este novo motor já foi testado num Renault Captur e deverá ser utilizado em modelos da Geely. Contudo, ainda não se sabe em quais modelos será lançado nem em que prazos.

Deixe um comentário

*